30/09/2011

Pelourinho e artistas se mobilizam pela solidariedade e diversidade



Programação pautada na solidariedade com opções de música, teatro e exposição fotográfica.

A agenda cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) será marcada pela solidariedade neste mês de outubro. Diversas atividades tomarão conta dos largos do Centro Histórico a partir do próximo sábado, dia 1º até 31 de outubro, com eventos gratuitos ou a preços populares.

Mas, para integrar uma campanha de solidariedade, as atrações que integram a programação entre os dias 6 e 12, terão acesso com apenas 400g de leite. A ação, proposta pelo CCPI, foi prontamente abraçada por diversos artistas em lembrança ao Dia da Criança e o leite arrecadado será doado para instituições infantis e de apoio a crianças com câncer.

A agenda do Centro que tem sido marcada pela dinamização, diversidade de atrações culturais e qualidade artística, busca valorizar os nomes da terra, mas também abrirá a sua programação para atrações internacionais, como grupos de rock irlandeses, além de apresentações teatrais gratuitas e exposição fotográfica.



Agenda para todos os públicos – Do samba ao rock, passeando pelo reggae e o rap. As apresentações musicais da programação cultural de outubro do CCPI, por meio do Pelourinho Cultural, não sairão do objetivo de oferecer variedade de opções aos visitantes e turistas que circularão no sítio histórico este mês.

Os maestros Reginaldo Xangô e Fred Dantas levarão seus ritmos para a alegria do público, sobretudo da Terceira Idade, que estava saudoso das orquestras no Centro Histórico. A apresentação da Filarmônica do Maestro Fred Dantas homenageará a veterana sambista Claudete Macedo. “Ela subirá ao palco, e com os músicos, homenageará nomes do samba como Batatinha, Riachão, Valmir Lima e Zé Pretinho”, como pontua Fred Dantas.

Para comprovar ainda mais a diversidade no Centro Histórico é que a agenda parte da tradicional orquestra para o mais novo feito cultural da cidade. O Cabeça de Nós Todos, projeto repleto de estrelas como Saulo Fernandes e Jau, agora terá a participação de Margareth Menezes, na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, às 21h, no Largo Tereza Batista.

Da axé music ao rock, a agenda contará ainda com apresentações dos grupos irlandeses Mako e Bipolar Empire, que ao lado da banda carioca Medula e Armandinho, e outras atrações, aproximarão a Irlanda do Brasil, por meio do I Brasil Celtic Festival na Bahia, no próximo dia 21 de outubro, nos Largos Tereza Batista e Quincas Berro d’Água.



A agenda abrigará ainda os sons de Afro Jhow, Futurama e apresentações de blocos afros como Muzenza e Ilê Aiyê, este último na Feijoada de Ginga, no dia 30 de outubro, a partir das 13h.

Semana da Criança – Do dia 6 ao dia 12 de outubro, sempre a partir das 14h, o Pelourinho homenageará a criançada com uma programação especial. O evento terá apresentações circenses, visitas guiadas (com guias mirins) pelos pontos históricos do Pelô, oficinas sobre consciência ecológica por meio da oficina Tudo se Transforma, musicais infantis, aulas lúdicas, contação de histórias, com Nairzinha, entre outras atividades.

Estão previstas apresentações do Teatro Vira Lona, Lona Vira, Escola de dança da Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Tudo se Transforma, Banda Didá, Pocket Show, Banda Mirim Olodum, Bandinha Alegria, Bandinha Alegria, Bonecões Mamulengo, Pau de Fitas e outras atrações.



Teatro – O teatro também estará fortemente presente nos largos em outubro. A peça Sou Transformista Mereço Respeito é uma das opções no dia da Benção, terça-feira, dia 4, às 21h, no Largo Pedro Archanjo.

O Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) apresenta as quartas-feiras, a peça “Quem Somos Nós”, dia 5 de outubro e “Quem Ensinou a Nadar”, no próximo dia 19, sempre às 8h. As duas peças fazem parte do Edital Tô no Pelô. O Sesc, por meio da 7ª Mostra Sesc, levará ao Cruzeiro de São Francisco o espetáculo O Mundo Tá Virado, dia 4 de outubro e Teatro Chamado Cordel”, dia 5, às 18h.

Algumas Atrações – Magary, Margareth Menezes, Surdo Virado, Luiz Galvão e Os Novos Baianos, Gal do Beco, Wilson Aragão, Cicinho de Assis, Edu Casanova, O Círculo, Márcia Short, Bankoma, Olodum, entre outros artistas.

Serviço – Agenda de 1º a 6 de outubro

O quê: O Pelô que toca e dança
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 01 de outubro às 09h

O quê: Banda Eletricaz
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 01 de outubro às 21h

O quê: Surdo Virado
Onde: Largo Tereza Batista
Quando: 3 de outubro às 21h

O quê: Sou Transformista Mereço Respeito
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 4 de outubro às 21h

O quê: Afro Batá Passeia pela Praças de Amado
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 4 de outubro às 21h

O quê: 7ª. Mostra Sesc de Artes Aldeia - Espetáculo “O Mundo Tá Virado”
Onde: Cruzeiro de São Francisco
Quando: 04 de outubro às 18h

O quê: Espetáculo Teatral “Quem Ensinou a Nadar”
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 5 de outubro às 08h

O quê: Orquestra Maestro Reginaldo Xangô
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 5 de outubro às 20h

O quê: Cabeça de Nós Todos – Margareth Menezes
Onde: Largo Tereza Batista
Quando: 05 de outubro às 21h

O quê: Abre Alas Para Música “Nelson de Oliveira”
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 5 de outubro às 19h

O quê: 30 anos de Samba de Gal do Beco
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 5 de outubro às 21h

O quê: 7ª. Mostra Sesc de Artes Aldeia Pelourinho – Espetáculo Sertão DOC l Grupo Nós do Teatro
Onde: Cruzeiro de São Francisco
Quando: 5 de outubro às 18h

O quê: 30 anos de Samba de Gal do Beco
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 5 de outubro às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário