A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
04/10/2011
Caixa Cultural Salvador apresenta o espetáculo Histórias da Mãe África
Estrelada pela atriz Priscila Camargo, montagem narra lendas e mitos pouco conhecidos do povo africano.
Entre os dias 21 e 23 de outubro, a partir das 16h, a Caixa Cultural Salvador exibirá o premiado espetáculo Histórias da Mãe África, estrelado pela atriz Priscila Camargo, da TV Globo, que apresenta oralmente lendas, mitos e histórias pouco conhecidas das culturas africana e afro-brasileira.
Com ingressos gratuitos - trocados por 1 kg de alimento não perecível no local da apresentação - e formatada para agradar principalmente as crianças, inclusive pela presença de bonecos e músicos tocando ao vivo, a peça consegue de maneira bastante lúdica apresentar para a plateia uma imagem da África diferente do imaginário habitual, contribuindo para uma compreensão mais abrangente deste que é o berço da humanidade.
Além da montagem, também será realizada a oficina gratuita ‘Aprendendo a Contar Histórias’, ministrada por Priscila Camargo, no dia 20 de outubro, das 14h às 18h.
“Pela natureza do espetáculo, que resgata o lúdico e memórias passadas de geração para geração, nosso objetivo também é propiciar a formação de novas platéias. Cheio de ritmos e canções especialmente compostas, o espetáculo convida à participação das crianças e adultos, que podem cantar e dançar”, conta Priscila.
Com direção de Cacá Mourthé, a peça conta também com os músicos Marcelo Daguerre, (Violão) e Anderson Vilmar, (Percussão), figurinos de Chico Spinosa, iluminação de Aurélio de Simoni e direção musical/coreografia de Via Negromonte.
Orixás e arte
Priscila Camargo conta que a montagem começa contando sobre Euá, uma orixá que representa a Mãe protetora dos artistas, das artes e da beleza. Também chamada de “Deusa das Transformações” pelo povo Iorubá, Euá aparece para trazer o sonho e a beleza de se contar histórias. Para isso a protagonista conta com a ajuda de Griot, o tradicional contador de histórias africano, representado em cena por um boneco, que participa o tempo todo falando de ecologia e estimulando a imaginação e a criatividade do público.
O espectador também vai conhecer uma versão mais poética da criação do mundo e das ondas do mar pelas mãos graciosas de Iemanjá; do Egito, surge dos papiros uma bela princesa que segue ao encontro do Faraó, numa grande viagem pelo Rio Nilo.
Seguindo pelas savanas e desertos, até a África do Sul, os bichos passam a ser os narradores dos contos. “Nossa narrativa passa por todo o território africano. Temos de tudo no espetáculo, inclusive o humor, com os bonecos que contam uma história do Senegal.
Por isso, o espetáculo tem cumprido o seu objetivo, estando permanentemente em cartaz, difundindo a importância do seu tema que é Cultura Africana e Afro-Brasileira. Aliás, esse mote pode ser aproveitado pelas escolas, dentro da Lei Federal, que determina o estudo da história da África e dos afro-descendentes brasileiros, como disciplina obrigatória”, conta a atriz.
Oficina Aprendendo a Contar Histórias
Paralelamente ao espetáculo, Priscila Camargo também ministrará uma oficina voltada a atores, animadores culturais, professores, psicólogos, terapeutas e demais pessoas interessadas em aprender um pouco mais da arte de contar bem uma estória.
O curso, específico para pessoas a partir dos 14 anos, será realizado no Salão Nobre da Caixa Cultural Salvador, no dia 20 de outubro, das 14h às 18h, para no máximo 40 alunos.
Para facilitar o aprendizado, Priscila utilizará um método lúdico, propondo um novo olhar sobre as formas de contar uma história, que incluem estímulos à imaginação e a criatividade, através dos arquétipos, metáforas, temas e personagens das histórias.
“Nos primórdios dos tempos, a transmissão do conhecimento humano, deu-se através da oralidade. Acreditamos que na Tradição Oral, está uma maravilhosa fonte de reconstrução interna e de restauração de valores e conteúdos profundos da alma.
Despertar a “criança interna”, a alegria e o prazer do aprendizado é o que propomos através desse trabalho com as Antigas Histórias Milenares, que foram criadas e perpetuadas através dos tempos, para fortalecer, curar e trazer Luzes ao Coração e a Alma”, revela a atriz.
Serviço:
Espetáculo Histórias da Mãe África
Local: Caixa Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes 57, Centro
Data: 21, 22 e 23 de outubro, a partir das 16h
Ingressos: trocados por 1 kg de alimento não-perecível a partir das 14h nos dias do espetáculo
Informações: (71) 3421-4200
Estacionamento: gratuito
Serviço:
Oficina Aprendendo a Contar Histórias
Local: Caixa Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes 57, Centro
Data: 20 de outubro, das 14 às 18h
Informações sobre inscrição: (71) 3421-4200
--
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário