04/10/2011

Hipertensão e diabetes são principais causadores da insuficiência renal

Maus hábitos alimentares, estresse e hereditariedade são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Porém, o que poucos sabem é que essas patologias também podem desencadear outros problemas de saúde como a insuficiência renal. Os sintomas silenciosos e falta de conhecimento acerca das causas dessa patologia, fazem com que muitos pacientes renais crônicos só sejam diagnosticados em fase avançada.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 10 milhões de pessoas têm algum grau de lesão renal no país, mas a minoria é diagnosticada. Em 2010, cerca de 90 mil pessoas estavam em tratamento de hemodiálise no Brasil.

“Essa é uma epidemia silenciosa, que pode ter os números mascarados pela falta de acesso à saúde pública”, explica Cacia Mendes Matos, diretora-médica do Instituto de Nefrologia e Diálise (Ined).

De acordo com a diretora-médica do Ined, a diminuição da função renal é natural do envelhecimento, entretanto é acelerada pelas doenças crônicas. Por isso, a prevenção é a melhor forma, pois quando o paciente é diagnosticado ainda em estágio inicial, o tratamento e as orientações médicas possibilitam um controle do avanço da doença.

“É preciso que os cardiologistas e endocrinologistas fiquem atentos a esses riscos, e encaminhem seus pacientes para um nefrologista, para que eles possam realizar os procedimentos necessários”, afirma Matos.

No entanto, poucas unidades de saúde disponibilizam estes tratamentos. O Ined se destaca como a primeira instituição particular do Norte e Nordeste a possuir um Centro de Prevenção e Tratamento Conservador.

O Centro será inaugurado no dia 6 de outubro, quinta-feira, oferecerá todas as modalidades de terapia dialítica (hemodiálise, diálise peritoneal, diálise móvel e tratamento conservador da doença renal crônica). O Instituto que atua desde 1996 no tratamento de pessoas com doenças renais, vai inaugurar o centro juntamente com a ampliação de suas instalações. “Estamos com dependências confortáveis, acessíveis e modernas baseados em normas internacionais”, conclui Matos.

No entanto, poucas unidades de saúde disponibilizam estes tratamentos. O Ined, que atua no tratamento de pessoas com doenças renais desde 1996, se destaca como a primeira instituição particular do Norte e Nordeste a possuir um Centro de Prevenção e Tratamento Conservador.

A futura instalação será inaugurada na próxima quinta-feira (06) e, oferecerá todas as modalidades de terapia dialítica (hemodiálise, diálise peritoneal, diálise móvel e tratamento conservador da doença renal crônica). “Estamos com dependências confortáveis, acessíveis e modernas baseados em normas internacionais”, conclui Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário