28/10/2011

Yumara Rodrigues conduz leitura dramática de O Pagador de Promessas



Adaptada e dirigida por Yumara, apresentação da peça de Dias Gomes é resultado de workshop e integra o Mestres da Cena 2011.

O projeto Mestres da Cena 2011 promove nesta segunda-feira, 31 de outubro, mais um evento da sua edição deste ano: Yumara Rodrigues apresenta ao público uma leitura dramática baseada em O Pagador de Promessas.

Aqui, a peça de Dias Gomes é adaptada e dirigida por esta dama do teatro baiano, como resultado do Workshop de Leitura Dramática, ministrado por ela nos últimos dias 21 e 24. Ao lado dos atores participantes da oficina, Yumara sobe ao palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 18h30, para esta apresentação única. A entrada é gratuita e os presentes ainda receberão uma cópia em DVD do documentário Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia.

Iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lançada em 2009 e executada através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), o Mestres da Cena visa ao reconhecimento dos grandes mestres do teatro da Bahia, reverenciando e divulgando sua importância e trajetórias.

Nesta edição 2011, o projeto investe em memória e capacitação, colocando os dois mestres já homenageados – além de Yumara Rodrigues, está também o ator Harildo Déda – em ações de contato com outros artistas e com o público.

Homenageada no Mestres da Cena de 2010, Yumara Rodrigues comemorou os 50 anos de carreira estrelando a montagem Monstro, dirigida por Paulo Dourado, que apresenta a biografia artística da atriz, resgatando cenas do passado e demonstrando a sua vitalidade cênica.

O texto, assinado por Marcos Barbosa, tem como ponto de partida as personagens interpretadas por ela e, assim, também faz um painel do teatro baiano das últimas cinco décadas. Por este trabalho, Yumara concorreu na categoria “Melhor Atriz” no Prêmio Braskem de Teatro de 2010.

Outro produto resultado do projeto Mestres da Cena é o documentário Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia, lançado em agosto passado. O filme de 52 minutos, que tem direção de Ednilson Pará e foi produzido pela TVE Bahia, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), será distribuído em DVD para o público presente na leitura dramática.

Harildo Déda também integra o Mestres da Cena 2011 - Primeiro homenageado do projeto, em 2009, Harildo Déda esteve no palco, como resultado da ação, protagonizando A Última Sessão de Teatro, que celebrou os 70 anos de vida do ator.

A peça, cuja história trata de um ator que esquece suas falas e abandona o teatro, deu a Harildo o troféu de “Melhor Ator” e a Luiz Marfuz, responsável pelo texto e direção, a indicação nestas duas categorias no Prêmio Braskem de Teatro de 2009, onde também concorreu ao prêmio de “Melhor Espetáculo”.

É também Marfuz que em coautoria com Raimundo Matos de Leão assina a biografia Harildo Déda – A Matéria dos Sonhos, livro que será lançado no dia 7 de novembro, quando da realização do Conversas Plugadas com Harildo Déda, no foyer do Teatro Castro Alves, às 18h30. Antes disso, entre os dias 1º e 3 de novembro, das 14 às 18 horas, Harildo ministra um Workshop de Interpretação, voltado a atores profissionais, na sala de ensaio do TCA.

SERVIÇO:

Leitura Dramática de O Pagador de Promessas com Yumara Rodrigues
Quando: 31 de outubro (segunda), 18h30
Onde: Sala do Coro do TCA
Quanto: Gratuito
Realização: Mestres da Cena 2011/ FUNCEB/ SecultBA
Mais informações: 71 3116-6616 | diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário