24/11/2011

A Aliança Francesa reúne músicos da Guiana Francesa e baianos em evento internacional



Apresentação única e gratuita no Largo Tereza Batista, dia 1° de dezembro às 20h.

A Aliança Francesa de Salvador promove um encontro musical entre o ritmo afro-caribenho da Guiana Francesa, representada pela banda Cinquillo e pelas participações dos cantores Chris Combette e Papa Zon, e a musicalidade afro-baiana, representada pelo BaianaSystem, que explora as possibilidades da guitarra baiana, ao lado de referências eletrônicas, o dub, hip hop, dancehall.

O encontro promete esquentar a temperatura do verão que já se anuncia, na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, às 20h, no Largo Tereza Batista (Pelourinho – Centro Histórico).

Nesta apresentação única, os artistas mostrarão um pouco de suas pesquisas, calcada na música tradicional caribenha e baiana, apontando para o surgimento de novas possibilidades sonoras.



O Cinquillo une a música crioula e propõe uma fusão entre a música contemporânea e a tradicional. Entre suas referências estão os ritmos originais africanos, presentes na América do Sul e da costa caribenha.

O público baiano poderá conhecer as diversas composições crioulas, que marcam as canções do grupo, que emprega instrumentos como o tambor tradicional e a percussão. As participações de Chris Combette e Papa Zon, cantores nativos da Guiana Francesa enriquecerão a apresentação.

Chris Combette agrega as identidades do Caribe, da América do Sul e da Europa à seu repertório musical, composto das sonoridades que formam o repertório crioulo: biguine, mazurka, zouk, salsa, calypso, reggae e bossa nova. Em crioulo, francês, espanhol ou inglês, suas músicas e melodias versam ao som da mistura e formam uma “alquimia de culturas”, que conferem à suas composições uma harmonia peculiar.

Som da Burkina Faso - Já Papa Zon é músico nascido em Bobo- Dialousso, na Burkina Faso. O artista é filho de dois Griôs, membros de uma casta responsável pela manutenção de um registro oral da história tribal em forma de música, poesia e contação de história.

Mudou-se para Montreal no Canadá em 1997. Sua especialidade é misturar a música tradicional da África Ocidental com reggae, Rumba e soukouss, oferecendo ao público um desempenho unplifting. Ao longo dos anos, ele desenvolveu uma grande experiência, colaborando com grandes mestres da música africana local e internacional (Habib Koité, Rachid Taha) e com alguns artistas norte-americanos, Les Colosc, Richard Desjardins, Lynda Lemay e Charles Gregory. Papa Zon toca todos os estilos de instrumentos de percussão, violão e guitarra, além do Koran e Balafon que são seus principais de instrumentos de trabalho.

As novas possibilidades sonoras da guitarra baiana, instrumento popularizado pelo Carnaval, em diálogo com outras referencias musicais são marcas da identidade da BaianaSystem, expoente no cenário baiano. Há dois anos o grupo produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana.

BaianaSystem tem um formato que possibilita diversas combinações, “sistemas”. Com isso, amplia a ideia de sound system`s para novas timbragens, estéticas e formações musicais. A base do grupo, no entanto, vem sendo preparada pelo núcleo formado pelo guitarrista Robertinho Barreto, o vocalista Russo Passapusso, o baixista e também produtor do disco Marcelo Seco, o percussionista Wilton Batata e o DJ/Produtor Chico Corrêa (bases e mixdubs).

SERVIÇO

Dia: quinta, 1° de dezembro de 2011
Horário: 20h
Local: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário