24/11/2011

Comunidade de Parafuso participa de mutirão para limpeza do Rio Joanes

Os moradores da comunidade de Parafuso, localizada em Camaçari, terão uma programação diferente no próximo sábado, dia 26 de novembro. Neste dia, a partir das 8h, cerca de 300 pessoas, entre a comunidade e outros parceiros, irão se reunir às margens do Rio Joanes, no local conhecido como “Prainha de Parafuso”, para promover a limpeza do local e o plantio de mudas de árvores.

A ação dá início a uma mobilização em prol do rio que é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 40% da Região Metropolitana de Salvador.

O Mutirão Ecológico é o primeiro passo para que a comunidade possa mudar pequenos hábitos que causam grande impacto ao rio, como o descarte de materiais no local, a pesca predatória e tratamento de vísceras nas margens do rio, a adoção de método poluente na vedação dos barcos, com uso de betume, o plantio de capim nas margens com a prática de pasto e a queima de podas e demais resíduos na região. Para melhoria da qualidade ambiental da área, é preciso união de forças, como destaca o gestor da APA Joanes-Ipitanga, Geneci Brás de Sousa.

“É importante essa participação e envolvimento de todos, para que seja formada essa rede de parceiros que vai promover não apenas a limpeza do local, mas a educação ambiental e a cidadania”.

A ação conta com uma série de parceiros em sua organização e realização, como a Associação de Moradores e Pescadores de Parafuso, a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), o Inema/APA Joanes-Ipitinga, a Oscip Rio Limpo a Cooperativa de Reciclagem Amigos do Planeta, a Concessionária Bahia Norte e algumas Secretarias Municipais.

O objetivo da organização do Mutirão é estimular a comunidade de pescadores e moradores de Parafuso e região circunvizinha a conhecer a importância dos recursos naturais locais e assim formar parceiros e multiplicadores pelo desenvolvimento sustentável visando à qualidade de vida local.

As atividades serão iniciadas com a concentração dos participantes, quando serão fornecidas instruções e orientações, seguida do encaminhamento para as áreas de coleta. Será feita ainda a classificação dos materiais, com a pesagem e seleção dos recicláveis, e o acondicionamento em embalagens para transporte e destino final.

Ainda será promovido o plantio de mudas cedidas pela organização Rio Limpo, com a participação de crianças e jovens da comunidade de Parafuso.

Serviço:

O que: Mutirão para limpeza e plantio de mudas

Onde: Prainha de Parafuso (acesso pela Via Parafuso)

Quando: Dia 26 de novembro, sábado, às 8h

Nenhum comentário:

Postar um comentário