Os moradores da comunidade de Parafuso, localizada em Camaçari, terão uma programação diferente no próximo sábado, dia 26 de novembro. Neste dia, a partir das 8h, cerca de 300 pessoas, entre a comunidade e outros parceiros, irão se reunir às margens do Rio Joanes, no local conhecido como “Prainha de Parafuso”, para promover a limpeza do local e o plantio de mudas de árvores.
A ação dá início a uma mobilização em prol do rio que é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 40% da Região Metropolitana de Salvador.
O Mutirão Ecológico é o primeiro passo para que a comunidade possa mudar pequenos hábitos que causam grande impacto ao rio, como o descarte de materiais no local, a pesca predatória e tratamento de vísceras nas margens do rio, a adoção de método poluente na vedação dos barcos, com uso de betume, o plantio de capim nas margens com a prática de pasto e a queima de podas e demais resíduos na região. Para melhoria da qualidade ambiental da área, é preciso união de forças, como destaca o gestor da APA Joanes-Ipitanga, Geneci Brás de Sousa.
“É importante essa participação e envolvimento de todos, para que seja formada essa rede de parceiros que vai promover não apenas a limpeza do local, mas a educação ambiental e a cidadania”.
A ação conta com uma série de parceiros em sua organização e realização, como a Associação de Moradores e Pescadores de Parafuso, a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), o Inema/APA Joanes-Ipitinga, a Oscip Rio Limpo a Cooperativa de Reciclagem Amigos do Planeta, a Concessionária Bahia Norte e algumas Secretarias Municipais.
O objetivo da organização do Mutirão é estimular a comunidade de pescadores e moradores de Parafuso e região circunvizinha a conhecer a importância dos recursos naturais locais e assim formar parceiros e multiplicadores pelo desenvolvimento sustentável visando à qualidade de vida local.
As atividades serão iniciadas com a concentração dos participantes, quando serão fornecidas instruções e orientações, seguida do encaminhamento para as áreas de coleta. Será feita ainda a classificação dos materiais, com a pesagem e seleção dos recicláveis, e o acondicionamento em embalagens para transporte e destino final.
Ainda será promovido o plantio de mudas cedidas pela organização Rio Limpo, com a participação de crianças e jovens da comunidade de Parafuso.
Serviço:
O que: Mutirão para limpeza e plantio de mudas
Onde: Prainha de Parafuso (acesso pela Via Parafuso)
Quando: Dia 26 de novembro, sábado, às 8h
Nenhum comentário:
Postar um comentário