A Associação Pontos Coração, em parceria com a Fundação Pierre Verger, Instituto Feminino da Bahia e apoio institucional da Aliança Francesa, inaugura aexposição de fotografias, intitulada “Pierre Verger: Olhares de Crianças”, na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro às 19h no Instituto Feminino da Bahia,Politeama.
A exposição reúne 36 imagens em preto e branco, de crianças da Bahia,particularmente de Salvador. Nestas fotos, será possível perceber a simplicidade com a qual o fotógrafo francês se inseriu na vida dos habitantes desta cidade e o modo de relacionar-se com eles: sem perguntas, observando,fotografando discretamente, tentando perceber a beleza do outro mesmo nas suas aparências mais pobres e doloridas.
Pe.Thierry de Roucy, fundador Associação Pontos Coração, também estrangeiro,traduz a identificação de sua experiência com o olhar de Verger: “Desde vinte anos, depois de ter visitado tantas vezesa cidade de Salvador, descobrindo as fotos de Pierre Verger e deixando-me penetrar por elas, só posso reconhecer: estas fotos são verdadeiras! Em um instante eis-me trasportado para esta cidade incrível e inserido no seu mistério. Eu vejo sua luz, ouço os gritos e as músicas fortes, admiro a vitalidade das suas crianças, respiro a suahumidade e seus perfumes.
Muito embora estas fotos não sejam tão recentes, elas tem algo atemporal, presente em todos os países do mundo, que faz com que, além das suas transformações e da sua história, permaneçam profundamente o que são. Elas constroem um ambiente, um mistério percebido e transmitido, uma surpresa, um acontecimento, é algo que permanece”
Serviço:
Abertura de exposição “Pierre Verger, Olhares de Crianças”
Abertura:24 de novembro, quinta-feira, às 19h
Local:Instituto Feminino da Bahia, Politeama.
Visitação:25 de novembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012.
Horário: terça a sexta-feira das 10h às 12h e de 14h às 18h, segunda das 14h às 17h.
Entrada:1 kg de alimento não perecível em prol de Pontos Coração
Mais informações: eventos@pontoscoracao.org 71 8800-0269
www.pontoscoracao.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário