25/11/2011

Prefeitura e Governo apresentam intervenções na Baía de Todos os Santos

Baía receberá U$ 80 milhões nos próximos três anos. Inúmeras obras estão previstas, algumas delas já foram iniciadas.

Representantes da Prefeitura de Salvador e do governo do estado se reúnem na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h, no Yatch Clube da Bahia no Seminário de Avaliação Náutica na Baía de Todos os Santos. Durante o evento as duas instâncias de governo apresentam o plano de intervenções que será desenvolvido na Baía de Todos os Santos, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).

O Seminário de Avaliação Náutica tem o objetivo de fortalecer a implementação do Plano Estratégico do Turismo Náutico do Estado, assim como, apresentar os investimentos públicos na zona turística da Baía, com o propósito principal de preparar a região para o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, como uma forma de consolidar a região como destino competitivo nos mercados nacionais e internacionais.

Entre os palestrantes o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal, e o secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli. Ambos vão demonstrar, em suas apresentações, quais serão as ações que já estão sendo desenvolvidas nos dois âmbitos da administração pública, governo do estado e prefeitura.

“A cidade de Salvador tem uma vocação natural para a Náutica. É o pólo de referência do Ministério do Turismo para o desenvolvimento do turismo náutico no país. Temos que aproveitar esta oportunidade”, afirma o secretário Leonel Leal, um dos promotores do evento.

O evento deveria ter ocorrido durante a I Semana Náutica Baía de Todos os Santos, que aconteceu de 3 a 13 de novembro em Salvador, mas mudou de data devido as chuvas que assolaram a capital baiana no período.

O seminário tem ainda a finalidade de promover a história e a cultura da segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil, explorando e aproveitando da vasta área de 1.223km², que é considerada um dos destinos mais belos e bem estruturado para os turistas de todo o mundo.

Investimentos Previstos

O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) vai investir mais de US$ 80 milhões na Baía de Todos os Santos. Os recursos são do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), e serão aplicados na implantação de infraestrutura náutica em toda a Baía.

Entre as ações previstas, está um programa de despoluição e saneamento, a reforma e ampliação do Porto de Salvador, construção de pies e atracadouros públicos, requalificação de terminais náuticos e hidroviários, além da atração de investimentos privados e estímulo à implantação de marinas privadas, bases de charters e receptivos turísticos.

A recuperação do Patrimônio Histórico-cultural a exemplo da Escola Agrícola em São Francisco do Conde; do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias; do Quartel dos Bombeiros, Centro Histórico Salvador.

Acontecerá ainda a qualificação profissional e capacitação empresarial voltadas para a produção associada ao turismo e na área de fabricação de barcos esportivos, equipamentos e complementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário