Equipamentos de alta tecnologia vão realizar medição completa do pavimento e outros elementos das vias, a partir deste sábado
A partir de sábado, dia 31/12 até o dia 10/01/12, a Concessionária Bahia Norte estará realizando um levantamento dos parâmetros técnicos nas rodovias do Sistema BA-093.
Através de equipamentos de alta tecnologia as estradas serão avaliadas em diversos aspectos, como em relação às condições do pavimento, irregularidades longitudinais e degradação das pistas, perfis transversais, sinalização horizontal, vertical e outros elementos. “Com essa medição teremos uma análise completa para melhorar o desempenho de qualidade das rodovias, e isso servirá de base para as obras que estão sendo realizadas”, avalia o gerente de engenharia da Bahia Norte, Natanael Lima.
A análise é feita por caminhões, que vão circular pelas rodovias, providos de sensores a laser, câmeras direcionais para captação de imagens em alta resolução, GPS e outras tecnologias que farão uma avaliação completa das pistas e do entorno. A tecnologia é contratada da empresa VER (Vectra Esteio Rodovias), joint-venture entre a empresa francesa Vectra e a brasileira Esteio Engenharia e Aerolevantamentos, em cooperação com o laboratório francês LCPC / IFSTAR.
Os três equipamentos que serão utilizados no monitoramento vão circular nas rodovias por dez dias, a partir de sábado. Um deles é o deflectógrafo Lacroix, que é um veículo projetado para medir a deformação vertical (deflexão) em pavimentos flexíveis e semi-rígidos.
Com este equipamento, será possível realizar o monitoramento e estudo da evolução das rodovias de acordo com o tráfego, além de detectar zonas defeituosas que necessitam de reforço, e controlar a execução e eficácia de reforços do pavimento. “São equipamentos de última geração.
O trabalho será realizado em horários de pouco movimento, para não prejudicar o tráfego. Ao final do monitoramento, teremos um material completo sobre as rodovias do Sistema BA-093, que vão servir de base para elaboração dos projetos de engenharia através de parâmetros técnicos estruturais e de segurança viária, oferecendo mais conforto e segurança nas pistas”, detalha Natanael.
O monitoramento será acompanhado por representantes da Faculdade de Engenharia da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e do Derba (Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia) e Agerba (Agencia Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário