05/12/2011

Fred Dantas comemora o natal anjo de luz na Escola Ambiental



O encontro será no sábado (10/12), às 9h, na Escola Ambiental Fred Dantas, localizada em Camaçari.

No meio da natureza e dos animais, assim será o encerramento do ano letivo e a comemoração natalina da Escola, que fica na zona rural de Barra de Pojuca, Camaçari, a 76 km de Salvador.

O evento contará com a presença da Filarmônica, formada por alunos, da Escola Ambiental; Filarmônica Oficina de Frevos e Dobrados, ambas sob a regência do maestro Fred Dantas; Meninos Cantores da Monsanto; Samba de Viola Tatuapara;Samba de dona Valterina e o Grupo Esparmacete com samba de roda.

A celebração natalina terá um repertório variado com canções como Papai Noel, Noite Feliz, Jingle Bells e outras, além do samba de roda e de viola. Este encontro conta com o apoio do hotel Catussaba e da empresa Deil, do ramo imobiliário.

“Juntos levaremos música e serviços como stands de maquiagem, de Oficina de reciclagem da Limpec, de serviços de saúde como verificação de pressão arterial, um ponto móvel da Cidade do Saber e tantas outras atrações. Está imperdível!” declara o maestro.

Fundada pelo Maestro Fred Dantas, no ano de 1997, a Escola Ambiental fica na zona rural de Barra de Pojuca, e atende crianças e jovens de quatro a 16 anos, com educação integral da pré- escola à 4ª série, incluindo formação musical e cultura regional. Ela faz parte da rede pública municipal, e recebe o apoio do Projeto Conexão Vida, de origem italiana.

Evento: Natal anjo de luz
Dia: Sábado(10/12)
Local: Escola Ambiental Fred Dantas
Endereço: Estrada da Tiririca, s/n, Zona rural de Barra de Pojuca- Camaçari
Horário: 9h
Entrada franca
Contatos: 71 9953.6629/ 9977-2722

Maestro Fred Dantas

Ele criou desde os anos 1980 um modo novo de se fazer orquestra, que recebeu desde então plena aceitação de todos os públicos. Sua carreira começou com o mestre João Sacramento Neto (1933-2010), aos 14 anos na cidade de Urandi. Na década de 70 chegou a cursar por um ano medicina na Universidade Federal da Bahia, mas optou pelo curso de Instrumento, que fazia paralelamente e graduou-se.

Um dos pioneiros na turma de Mestrado em Música da UFBA, Etnomusicologia. Ainda estudante de Composição e Regência, deu início na década de 80 à Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados. Há 15 anos, junto com o sociólogo Pedro Archanjo, prepara o Festival de Filarmônicas do Recôncavo, que acontece no Centro Cultural Dannemman, em São Félix.

Por mais de uma década organiza o Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho, que acontece no Campo Grande. Foi condecorado com a Medalha Tomé de Souza, pela Câmara Municipal de Salvador.

Deu início, em 1997, à Escola Ambiental, na zona rural de Barra do Pojuca, onde crianças aprendem a ler música e tocar. Dois anos depois, nasce a Filarmônica Ambiental. Integrante da Orquestra Sinfônica da UFBA ocupa a cadeira de segundo trombone. Junto com Zeca Freitas fundou o Festival de Música Instrumental da Bahia e o Grupo Raposa Velha. Responsável pelo trabalho Bahia Singular e Plural, a série de 8 CDs promovida pelo IRDEB. Autor dos livros Teoria e Leitura da Música para Filarmônicas e Exercícios diários com o instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário