09/02/2012

CENTRO HISTÓRICO SE VESTE DE ‘PAÍS DO CARNAVAL’ PARA A FOLIA



Decoração do Pelourinho este ano homenageia os 100 anos do escritor baiano Jorge Amado e foi criada pelo artista plástico Euro Pires.

Mais antigo Centro Histórico do Brasil, o Pelourinho já é tradicionalmente conhecido também por sua importante participação na maior festa de rua do planeta: o carnaval de Salvador.

Em 2012, a folia de Momo no Pelô contará com decoração em suas ruas, palcos, praças e largos que, seguindo o tema da festa para este ano, fará uma homenagem ao escritor Jorge Amado e seu primeiro romance, ‘O País do Carnaval’.

A iniciativa faz parte da programação do Carnaval do Pelourinho, realizado pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (SecultBa) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Com criação do artista plástico Euro Pires, a decoração contará com cerca de 200 peças entre portais, peças de solo e peças aéreas, além de decoração nos palcos dos largos e praças.De acordo com o artista, a decoração foi elaborada procurando mostrar o lirismo criativo dos habitantes do país do carnaval através de personagens como mascarados, pierrots e travestidos.

“Além de uma homenagem a Jorge Amado, essa decoração vem para homenagear também aqueles importantes personagens que fazem o carnaval, que são os foliões”, conta Euro Pires. “Buscaremos também traduzir essa alegria do povo baiano, principalmente durante o carnaval, em cores e formas”.

Cordoalhas com penduricalhos cobrindo as ruas, tótens e bonecões também farão parte da decoração, que já pode ser vista nos espaços do Centro Histórico. Os largos batizados de personagens de Jorge Amado também ganharão ornamentação. Algumas peças de solo constam de imagens que trarão a impressão de terem saído do romance ‘O País do Carnaval’.

Este ano, a decoração não prevê tapumes para encobrir a fachada da Casa Jorge Amado, localizada no Largo do Pelourinho, e serão realizados diariamente grandes shows temáticos no palco principal, montado em frente à Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário