15/02/2012

Designer Gabriela Lisbôa inaugura sua primeira loja em Salvador com a coleção Joias Sagradas



Fotos: Marcus Carvalho.

Após exposição em Berlim, na Alemanha, a designer de joias baiana Gabriela Lisbôa inaugura loja conceito em Salvador com a coleção Joias Sagradas, dia 15 de fevereiro às 19h00.

A loja fica dentro do Hotel Boutique A Casa Das Portas Velhas, na Mouraria, bairro que sediou o cenário do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, inspirado na obra do escritor baiano Jorge Amado que está completando seu centenário de nascimento esse ano. A casa fica no Largo da Palma em um casarão do século XIX e integra o sítio tombado pela UNESCO. A exposição fica até 5 de abril.



A coleção Joias Sagradas, assinada por Gabriela Lisboa, inclui seus famosos escapulários de coco da piaçava, osso de boi e prata, além de peças que reúnem diversos elementos do sincretismo brasileiro e da exuberância natural da fauna e da flora.

Além da coleção da anfitriã, a loja abre a série Gabriela Convida que traz artistas convidados com trabalhos peculiares. Para essa primeira edição, estarão presentes a designer de jóias Ana Magalhães, a bonequeira Carolina Leão, a ceramista Lícia Bastos e a tecelã Meire Cabral.

Dona de um conceito original de biojoias, a designer imprime traços fortes de brasilidade em suas criações, a partir da utilização de elementos presentes na biodiversidade do Brasil.

Dos metais nobres ao aproveitamento de elementos naturais, a concepção das biojoias de Gabriela Lisbôa mistura fibras e sementes, que vão da jarina, presente na Amazônia, ao coco da piaçava, elemento nativo mais utilizado pela designer e que apresenta textura similar à do marfim depois de trabalhado. Além disso, ela trabalha com o aproveitamento de chifres e ossos de animais, concedidos de maneira não predatória.

Natural de Salvador, Bahia, ela sempre teve uma relação estreita com a natureza, e o primeiro contato com esse universo surgiu ainda na infância, com a criação de bijuterias utilizando conchas do mar, presentes nas areias das praias de Ilhéus. Na adolescência, partiu para pesquisar materiais naturais e decidiu criar joias que combinassem sementes e metais.

Aprimorou seu trabalho realizando cursos de especialização na área, tornando possível a criação de algo natural e sofisticado.

A produção das biojoias de Gabriela é realizada a partir do trabalho artesanal comprometido com o meio ambiente e leva um tratamento especial com a utilização de óleo de eucalipto nas sementes e em outros materiais.

Esse preciosismo confere a essa designer uma originalidade a cada criação, acabamento fino e sofisticado, proteção e hidratação necessárias para que as peças apresentem qualidade diferenciada e durabilidade.

A matéria prima principal: o coco da piaçava

Há pesquisadores que afirmam que esta palmeira foi citada desde os tempos do Descobrimento, na carta de Pero Vaz de Caminha.Também conhecida como piaçava ou piaçaba (em tupi é traduzida como “planta fibrosa”), tem seu nome científico: palmeira Attalea funifera Martius e é uma espécie nativa e endêmica do sul do Estado da Bahia.

Esta planta tem grande valor econômico para a região litorânea da Bahia e sua exploração dá-se através do extrativismo. Sua fibra é longa, não elástica, com alta flexibilidade e é utilizada na fabricação de vassouras, cordoaria, escovas e outros utensílios caseiros. O resíduo de sua limpeza, conhecido como fita ou borra, é utilizado para cobertura de casas e quiosques.

O coco, ou amêndoa do fruto, pode ser usado na fabricação de alimentos, como mingau, farinha, canjica etc., como carvão, em substituição ao carvão de pedra, e como semente, para a formação de mudas, maneira esta, como é mais utilizado. Já a casca do coco (endocarpo), que apresenta textura similar à do marfim, serve para a fabricação de botões, piteiras, cachimbos, punhos de bengala e objetos de adorno.

BIO

Gabriela Lisbôa é designer de joias. Participa em 2011 da exposição Joalheria Brasileira, em Berlim, na Alemanha, com curadoria da gemóloga Mariana Magtaz. Bacharel em Turismo, realizou o curso Desenvolvimento de Coleções, no Centro de Designer da Bahia; Estilismo e Produção de Moda, na Escola de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia e Joalheria e Desenho de Joias, no Instituto Gemológico da Bahia. É também consultora de designer de produtos.

Site: www.gabrielalisboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário