18/02/2012

Mistura de ritmos africanos, homenagem a Caetano e protesto marcam desfile do Cortejo Afro

A “revolução musical afro-baiana”, como é conhecida a mistura de ritmos do Cortejo Afro, tomou conta do circuito Campo Grande na estreia do bloco no Carnaval de Salvador 2012.

O Cortejo mostrou sua típica percussão que engloba ritmos africanos mesclados à batidas eletrônicas, MPB e pop, contagiando quem assistiu ou acompanhou o desfile, que começou na sexta-feira (17) e entrou pela madrugada deste sábado (18).

Este ano o Cortejo Afro, que conta com patrocínio do Itaú, homenageia Caetano Veloso. Com o tema “Outras Palavras”, título de uma música do cantor, o bloco destaca a África e as referências religiosas, estéticas e musicais que influenciam a banda. O Cortejo Afro também levou protesto para a avenida, criticando a invisibilidade das minorias, focando principalmente nas questões políticas e educativas que envolvem as dificuldades das minorias sociais.

O figurino de uma das alas deixou o rosto dos componentes coberto, simbolizando “o preconceito e a dor de não conseguir se expressar, sentida diretamente pelas classes sociais menos favorecidas”, como explicou Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro. A crítica retrata também a invisibilidade dos blocos afros.

Neste Carnaval o Cortejo Afro conta com a participação de 3 mil foliões; a bateria é composta por 200 percussionistas – a maior banda do carnaval da Bahia - dos quais 60 vindos da Europa exclusivamente para tocar com o grupo e a ala é composta por 200 senhoras da terceira idade e 100 baianas tradicionais. Os próximos desfiles do Cortejo Afro 2012 estão programados para domingo (19/02), na Praça da Sé e segunda (20/02), no circuito Barra – Ondina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário