27/02/2012

Projeto vai levar o cinema a comunidade​s baianas

Que maluquice é essa?

Ação da Bahia Norte vai promover o acesso ao cinema nacional seguido de debate sobre educação escolar para comunidades do Sistema BA-093.

O filme Uma Professora Muito Maluquinha, roteirizado por Ziraldo, autor do livro de mesmo nome, será instrumento de debates promovidos pela Concessionária Bahia Norte, em comunidades do Sistema BA-093, sobre “o papel do educador e do educando na atualidade”. A ação também tem o objetivo de valorizar o cinema nacional através da oportunidade de acesso das comunidades à sétima arte.

A primeira exibição do filme, seguida do debate, será realizada nesta quarta-feira, 29, às 14h, na comunidade quilombola de Pitanga de Palmares, no Centro Comunitário Nossa Esperança, em Simões Filho.

Espera-se a participação de cerca de 100 crianças e adolescentes. Para Meire Torres, diretora do Centro Comunitário Nossa Esperança, a iniciativa contribuirá com o desenvolvimento da cultura dos estudantes.

“Esse projeto é interessante porque amplia a questão cultural para os meninos carentes da comunidade, que as vezes não tem acesso a TV em casa, imagine o acesso ao cinema”, disse.

Na sequência, a ação segue para escolas municipais das comunidades de Jardim Campo Verde (Salvador), Areia Branca, Capelão e Capiarara (Lauro de Freitas), Alto da Bela Vista (Mata de São João) e Jardim Limoeiro (Camaçari).

Os direitos de exibição da película foram gentilmente cedidos pela produtora do filme, a Diler & Associados. De acordo com dados do Ministério da Cultura/IBGE, 87% dos brasileiros não frequentam o cinema e 90% dos municípios do país não tem cinema, teatro, museu ou espaço multiuso.

“Sabemos que essa iniciativa não solucionará o problema, mas abrirá frentes de solução. Temos interesse em ampliar o projeto a partir do retorno desta primeira etapa”, relata Leana Mattei, coordenadora de Desenvolvimento Soci oambiental da Bahia Norte.

Sobre o filme

“Uma professora muito maluquinha” se passa na década de 40 no interior mineiro. A realidade é de uma professora, interpretada pela atriz Paola Oliveira, que realiza a educação para além dos padrões da época buscando educar através de atividades extraclasse, como uma ida ao cinema ou brincadeiras na área verde da escola, por isso a professora é logo apelidada de maluquinha
pelos docentes mais conservadores.

Serviço:

O quê: Início do projeto Que maluquice é essa?

Quando:Quarta-feira, 29/02/12, às 14h.

Onde: Centro Comunitário Nossa esperança, Pitanga de Palmares, Simões Filho – BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário