10/02/2012

XXII Lavagem Cultural da FUNCEB homenageia Jorge Amado



Fotos: Mateus Pereira.

Evento abre o carnaval de Salvador sob reinado de dois cantores da banda Olodum.

Pela 22ª vez, a tradicional Lavagem Cultural dá início aos festejos carnavalescos da capital baiana. Assim como o Carnaval de Salvador 2012, o evento homenageia, nesta edição, o escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos no dia 10 de agosto.

A festa, promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), acontece no dia 15 de fevereiro, quarta-feira que antecede o carnaval, a partir das 15 horas, com início em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro.



Depois, um cortejo segue pelas ruas Chile e Ajuda, passando pela Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, onde serão coroados os reis da folia, Nadjane Souza e Lazinho, vocalistas do Olodum. A diversão segue no local com show de Mirela Bastos e Banda Menina Baiana.

Durante o percurso, os foliões são animados pela Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô e pelo Grupo Folclórico Bahia Axé, representado por 20 baianas que dão um toque perfumado e colorido ao cortejo, com suas águas de cheiro e indumentária característica: saias de roda, batas, turbantes e os tradicionais fio-de-contas.

A Lavagem Cultural é um momento de integração e confraternização tanto para os funcionários da FUNCEB e SecultBA – que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia –, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos.



Início – A primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris.

De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. No ano passado, os reis da folia foram os cantores Denny, da Timbalada, e Aline Rosa, da danda Cheiro de Amor. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

SERVIÇO
O quê: XXII Lavagem Cultural da FUNCEB
Quando: 15/2, quarta-feira, a partir das 15 horas
Onde: Cortejo da Praça Municipal ao Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
Informações com a comissão de organização: 71 3116-6621/ 3116-6623

Nenhum comentário:

Postar um comentário