30/03/2012

AgenDANÇAbril 2012 divulga atividades de Dança realizadas na Bahia no mês de abril



FUNCEB publica 6ª edição da agenda especial que celebra o Dia Internacional da Dança e as ações de comemoração relacionadas à data.

Espetáculos, oficinas, workshops, encontros e debates em torno da Dança integram a 6ª edição da AgenDANÇAbril, uma publicação que visa a concentrar as ações de formação, criação, pesquisa e difusão da Dança realizadas nas cidades da Bahia durante abril, quando se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril).

Criada em 2007, a AgenDANÇAbril é feita pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), a partir de uma chamada pública que convoca os produtores, artistas, gestores de espaços e demais interessados a incluírem informações de seus eventos.

Neste ano, os conteúdos foram montados em forma de calendário, com opções a serem usufruídas nos 30 dias do mês. O material está disponível para download no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e será distribuído gratuitamente em versão impressa em diversos municípios do estado.

A iniciativa potencializa o alcance e a valorização da produção no setor, reafirmando a importância desta linguagem artística na vida dos baianos, reforçando as políticas públicas para a área e chamando atenção para o trabalho e as questões de quem faz Dança na Bahia.

29 de abril: Dia Internacional da Dança – Esta data foi instituída em 1982 pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização não-governamental fundada em 1973 e vinculada à UNESCO, que congrega todas as formas de Dança em todos os países do mundo, através de membros representados por federações, associações, escolas, companhias e indivíduos atuantes na Dança em 155 nações.

Entre os objetivos deste marco de celebração, estão o aumento da atenção pela importância da Dança para os cidadãos e a cultura, mostrando sua universalidade e diversidade, o incentivo à inclusão da Dança nos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior, e o estímulo para que o público prestigie a produção em Dança nos palcos e nos diversos locais que ela é capaz de ocupar.

Todo ano, em meio às ações de fomento promovidas, o CID divulga uma mensagem oficial pelo Dia da Dança, escrita por uma personalidade de reconhecida atuação na área, traduzida para dezenas de línguas e enviada para mais de 150 mil profissionais da Dança em 200 países. O texto deste ano, assinado por Alkis Raftis, presidente do CID, já está disponível no site da instituição: www.cid-portal.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário