NEOJIBÁ inicia a programação de 2012 no Teatro Castro Alves com encontro inédito.
No próximo dia 15 de março, às 20h, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), se apresenta na Sala Principal do TCA, sob a regência do maestro Ricardo Castro, e com convidados internacionais, como integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlim, - considerada uma das cinco melhores orquestras do mundo.
O concerto será também uma oportunidade de ouvir famosas árias de óperas, com a soprano inglesa Julia Thornton e o tenor polonês Tadeusz Szlenkier, dando início, com grande pompa, às comemorações do aniversário de cinco anos do NEOJIBÁ.
O concerto, que terá entrada franca, será uma oportunidade única para o público soteropolitano poder assistir parte da programação da primeira edição do Festival Música em Trancoso, que será realizado entre os dias 17 e 25 de março, onde a Orquestra Juvenil da Bahia é convidada como orquestra residente.
“É uma grande oportunidade para nossos jovens músicos e uma honra para o NEOJIBÁ poder ser representado por sua principal orquestra no que será certamente o maior festival internacional dedicado à música clássica na costa brasileira”, declara o maestro Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBÁ.
O programa do concerto inclui obras emblemáticas de compositores como George Gershwin, Leonard Bernstein, Giacomo Puccini, Mozart, Tchaikovsky, Elgar, Carl Maria VonWeber e Max Bruch.
“Teremos o privilégio e o desafio de acompanhar grandes solistas em um repertório sinfônico extremamente rico e variado e com alto graude dificuldade na execução”, explica o maestro.
Em 2012 o Programa prosseguirá sua principal meta, que é a difusão e expansão em todo o estado da Bahia, estando não só presente no interior do estado, como também realizando atividades de formação em novos projetos orquestrais.
Em abril, o NEOJIBÁ promove o projeto Festival de Páscoa no Pelourinho, com concertos em igrejas do Centro Histórico, e levará a Juvenil da Bahia à Vitória da Conquista, onde desenvolverá, em parceria com o projeto Orquestra Conquista Sinfônica, um novo núcleo orquestral.
Seguirão se desenvolvendo os núcleos de Trancoso, de Simões Filho e no SESI Itapagipe e, no segundo semestre, novos Núcleos de Prática Orquestral (NPOs) serão inaugurados no Bairro da Paz e no município de Mata de São João.
Sobre o NEOJIBÁ
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBÁ tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBÁ é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.
O NEOJIBÁ já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador.
Além disso, o NEOJIBÁ apóia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical.
O mais importante diferencial entre o NEOJIBÁ e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário