30/03/2012

VTs exibidos na TVE apresentam o Mapeamento e Memória dos Circos



Fotos: Wilson Senna.

Realizada desde 2007, iniciativa da FUNCEB reconhece e valoriza companhias existentes na Bahia.

Diversas ações na área de Circo têm sido criadas e apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Dentre elas, o Mapeamento e Memória do Circo na Bahia surge como um registro inédito de valor histórico e cultural que, além de reconhecer e valorizar as artes circenses, aponta as demandas existentes para o planejamento e a continuidade de políticas públicas específicas voltadas a este setor.

Momentos e resultados desta iniciativa são demonstrados em três vídeos que estão sendo veiculados pela TVE Bahia, intercalados na programação do canal.

Os VTs, também disponíveis no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), mostram trechos das viagens realizadas por toda a Bahia, no contato direto com os circenses que atuam no estado, num trabalho de pesquisa que vem sendo realizado desde 2007.

Trazem imagens de circos e apresentações, depoimentos de artistas e proprietários de companhias, evidenciando o amor e a dedicação deles por esta arte de tradição milenar. A ideia da exibição dos vídeos é despertar o interesse do público para a importância desta arte, mostrando um pouco mais sobre os circos da Bahia e, ao mesmo tempo, provocando um pensamento crítico que leve à conservação do Circo como atividade artístico-cultural.



O Mapeamento já contabilizou 56 companhias, sendo 82% de circos itinerantes, 30% de pequeno porte e 52% de médio porte. Nesta ação, os pleitos apresentadas pelos circenses foram referência para ações como o lançamento do Edital Fura-Fura (2008), concurso inédito para a área circense que teve nova edição em 2010; apoio à criação da Cooperativa de Circenses da Bahia; oficinas de capacitação e qualificação em técnicas circenses; lançamento e distribuição da cartilha Bahia de Todos os Circos, um manual instrutivo voltado aos gestores municipais; ampliação de recursos financeiros para atender ao setor; e, ainda, o Curso de Gestão, Administração e Segurança na Área Circense, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A Bahia desponta como um dos poucos estados que contam, em sua estrutura de gestão pública cultural, com um setor diretamente ligado ao Circo, desvinculando-o das áreas de Teatro e de Artes Cênicas.

Em diversos estados brasileiros, além das dificuldades intrínsecas à atividade circense, em sua maioria itinerante e de pequeno porte, existe ainda uma precariedade de investimentos por parte do poder público. Nas últimas décadas, porém, tem-se registrado uma maior atenção às artes circenses, sobretudo com o surgimento das Escolas de Circo, no final dos anos 1970, e com editais e premiações federais específicos para a área.

FUNCEB propõe o projeto Praça do Circo e inicia articulação de primeira parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista – O projeto Praça do Circo, elaborado pela FUNCEB a partir das demandas da sociedade civil apresentadas durante o Mapeamento, em encontros setoriais e nas Conferências Estaduais de Cultura, objetiva consolidar parcerias entre a FUNCEB e prefeituras municipais da Bahia para a construção de espaços permanentes voltados ao acolhimento do Circo em cidades do estado.

Esta proposta se baseia no fato de que a principal forma de apoiar artistas e companhias circenses itinerantes é oferecendo locais adequados para a montagem de suas lonas e picadeiros: os circos precisam de um terreno bem nivelado, com uma infraestrutura mínima de luz, água, esgoto e segurança, bem como de acessibilidade garantida para o público.

Assim, o projeto Praça do Circo inclui um modelo de estruturação física do espaço e as necessidades básicas para sua manutenção, sendo colocada aos gestores municipais a responsabilidade da instalação do local.

Em contrapartida, a FUNCEB se compromete a apoiar e organizar a itinerância dos circos, através da articulação com artistas e promoção de editais voltados a esta área, e sistematizar programações variadas para ocupação destas praças – afinal, espaços como estes podem motivar desdobramentos que acolhem outros eventos e linguagens artísticas.

A iniciativa também prevê a proposição de um Projeto de Lei Municipal Praça do Circo, que garanta aos circenses uma continuidade na utilização das referidas Praças do Circo, bem como apresentações dos seus espetáculos e melhoria na qualidade artística e técnica dos profissionais envolvidos na itinerância circense.

No primeiro passo desta articulação, no dia 12 de março, a Diretoria da FUNCEB apresentou o projeto à Prefeitura da Vitória da Conquista, que acolheu positivamente a proposta, devendo ser a cidade a primeira a ter a Praça do Circo na Bahia. Nesta fase inicial, outros municípios serão contatados ao longo deste ano, firmando uma rede de espaços e ações que vão contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento do Circo na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário