26/04/2012

COMPOSITORES BAIANOS SÃO SELECIONADOS PARA XX BIENAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

A XX Bienal de Música Contemporânea Brasileira - uma das mais tradicionais do país - prevista para acontecer no próximo ano, no Rio de Janeiro, vai contar com a participação de cinco compositores baianos, todos ligados à Escola de Música da UFBA (EMUS). Paulo Costa Lima, Fernando Cerqueira, Wellington Gomes, Jamary Oliveira e Agnaldo Ribeiro tiveram suas obras encomendadas para serem executadas durante o evento.

A escolha se deu por meio de premiação nacional da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), instituição de apoio e fomento à arte, vinculada ao Ministério da Cultura. Um colegiado composto por de cerca de 70 compositores e regentes de todo o Brasil, que já participaram de cinco ou mais edições da Bienal, foram os responsáveis pela seleção, na qual cada membro apresentou uma lista de 10 nomes. Os que obtiveram maior número de indicações foram premiados.

Além da execução das obras, os compositores baianos receberão um prêmio em dinheiro. De acordo com Paulo Costa Lima, a disponibilização de verba para premiar os vencedores é uma iniciativa recente, que teve início no final do governo Lula. “A atual ministra, Ana de Hollanda, manteve e ampliou essa política pública, de grande significado para a capacidade de inovação em nossa área”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário