27/04/2012

Cultura indígena foi celebrada no Pelourinho


Fotos: Carol Garcia.

Museu UdoKnoff, com apoio do CCPI, realizou ação com música, dança e costumes típicos.

“Um verdadeiro encontro!”, concluiu a aposentada conhecida como Jarmesina, de 61 anos, que participou com sua voz durante a apresentação do evento “O Som da Memória” ontem (27/04), no Largo Tereza Batista, Pelourinho. A corista juntou-se a cerca de 20 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos no palco do largo para homenagear a cultura indígena. O evento contou ainda com a palestra da etnomusicóloga Emília Biancardi que promoveu a exibição do documentário Xingu, da extinta rede Manchete, além de fotos produzidas ao longo de suas visitas a este povo.



A ação promovida pelo Museu Udo Knoff com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), teve como objetivo valorizar e celebrar a cultura indígena e foi resultado de dois meses de oficinas acerca da temática. O documentário trouxe curiosidades como danças de guerra, rituais que celebravam a passagem da infância para fase adulta, casamentos e outras manifestações de um “povo que ainda consegue preservar seus costumes devido ao distanciamento deles de outras culturas, muitas vezes porcausa do isolamento geográfico. As tribos do Xingu se mantêm longe, preservadas”, explicou Emília Biancardi.

A pequena Raiale Barbosa de apenas cinco anos era uma das mais entusiasmadas. Tocou um tipo peculiar de flauta e ao final da apresentação se ofereceu para ensinar o público presente. “É fácil, eu aprendi rapidinho”, explicava. Raiale foi uma das cerca de 10 crianças que participaram do projeto. A proposta é que o encontro se repita anualmente.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)- órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar asações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário