26/04/2012

Hildécio Meireles recebe o título Prefeito Empreendedor 2012


Com o projeto de Cairu 2030, o município de Cairu concorreu na manhã desta quarta-feira (26) à VII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – estado da Bahia. O prefeito Hildécio Meireles ficou entre os 15 finalistas que receberam o título de “Prefeito Empreendedor 2012”. A entrega do prêmio aconteceu no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador.

Meireles concorreu nas categorias “Melhor Projeto” e “Destaque Temático: Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”. Ao todo foram avaliadas sete ações de empreendedorismo, de médio e longo prazo, que estão sendo desenvolvidas no município. O prêmio principal ficou com o prefeito Euvaldo Rosa, de Santo Antônio de Jesus, com o projeto “Tô Legal”, que destina à implantação da Lei Geral no município, o estímulo a legalização e outras ações.

Dentre as ações apresentadas pelo município de Cairu estão a implantação da Lei 241/2008 – Cairu 2030, referente ao planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local; da Lei Geral-Lei Municipal nº 300/2010; do Campus UFBa/Cairu, que garantirá acesso à inovação e tecnologia para o município; além do Cairu 400 anos, que valoriza a cultura e capacita os agentes locais para o turismo sustentável.

Outros projetos como o Banco Comunitário Casa do Sol, que assegura o acesso a crédito para microempresários, o Cheque Solidário, que motiva a formalização e movimenta a economia local, além do projeto Graciosa mais Graciosa, de cooperação e associativismo, também estiveram no escopo do conjunto de ações que foram avaliadas.

“A titulação é uma forma de reconhecimento e incentivo aos trabalhos realizados pela Prefeitura de Cairu”, destacou o prefeito Hildécio. O objetivo do Sebrae é motivar novas ações de empreendimentos e parcerias para estimular melhorias econômica e social no estado. “Continuaremos trabalhando pela nossa região dia a dia, crescendo cada vez mais, com vistas à melhoria da qualidade de vida deste nosso povo que vive nas ilhas do Arquipélago de Tinharé”, afirmou o gestor.

Durante a premiação, o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, ressaltou a força do empreendedorismo baiano, que está ascendendo no cenário nacional. “Nós temos que apostar na criação de novas riquezas para resolver os problemas do Brasil, do Estado e dos municípios. Se a gente der oportunidade ao brasileiro, nós vamos vencer”, explica. Edival levantou como grande desafio a Bahia ocupar o 4º lugar na economia brasileira. “Nós precisamos passar dois estados, mas é possível. Nós temos insumos necessários para isso”, concluiu.

Também foram destaques no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, na categoria “Crédito e Capitalização”; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, na categoria “Compras Públicas”; o prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza, na categoria “Promoção do Desenvolvimento Rural”; e o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha, na categoria “Lei Geral Municipal”.

Além destes, estiveram entre os finalistas os prefeitos Wilson Cardoso, de Andaraí, Jusmari Oliveira, de Barreiras, Claudinei Novato, de Capela de Alto Alegre, José das Virgens, de Irecê, Antônio Ferreira, de Jaguarari, Humberto Cruz, de Luís Eduardo Magalhães, José Ricardo Requião, de Miguel Calmon, Paulo Machado, de Senhor do Bonfim, e Marcos Cardoso, de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário