13/04/2012

NEOJIBA RECEBE CONVIDADOS ESPECIAIS NO SEGUNDO CONCERTO DO FESTIVAL DE PÁSCOA

No próximo dia 15 de abril (domingo),o Programa NEOJIBA promove o segundo concerto do Festival de Páscoa, na Igrejado Carmo, no Pelourinho, às 17h. A apresentação contará com o Quarteto deViolas e o Quinteto de Sopros do NEOJIBA, além da Orquestra Sinfônica Juvenilda Bahia, sob a regência de Eduardo Torres.

O concerto terá como solistas convidados o violista norte-americano Richard Young e o violinista Alexandre Casado, além dos instrumentistas do NEOJIBA Sandra Romero (oboé) eOrlando Afanador (trompa).

Os músicos executarão obras dos compositores Telemann, Hindemith, J. S. Bach e Mozart. “Esta será a primeira vez que irei me apresentar ao lado de músicos deste Programa tão importante, que divulga oportunidades, possibilita o acesso à música erudita e chama a atenção detodos, principalmente de jovens, até mesmo pela linguagem. Por tudo isto, a minha expectativa é a melhor possível. Eduardo Torres é um excelente maestro”,declara o violinista Alexandre Casado.

No último dia 06, cerca de 400 pessoas compareceram ao primeiro concerto do Festival de Páscoa, realizado na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. Entre os destaques da apresentação estava Paulo Victor, de apenas 9 anos. O fagotista mirim do NEOJIBA apresentou-se pela primeira vez como solista, executando a peça “La Notte”, do compositor italiano Antonio Vivaldi.

Além dele, o clarinetista Adauri de Oliveira, o fagotista Abner Silva, a violista Geisa dos Santos e as flautistas Ana Júlia Bittencourt e Mariane do Carmo também participaram como solistas durante aapresentação e foram aplaudidos de pé pelo público presente.

Saiba mais sobre Richard Young

Aos treze anos de idade, o violista norte-americano foi convidado para apresentar-se para a Rainha Elisabeth da Bélgica, no Royal Palace, em Bruxelas. Desde então, tem sido convidado como solista por várias orquestras e tem participado de recitais de música de câmara nas Américas do Norte e Sul, Europa, Leste Europeu, África e Austrália.

Desde 1985 é violista do renomado Vermeer String Quartet, dos EUA. O músico tem se apresentado em prestigiados festivais ao redor do mundo, e já recebeu três indicações ao Grammy. Young também é autordo best-seller “Echoes from Calvary: Meditations on Franz Joseph Haydn’s “The Seven Last Words of Christ”, publicado pela Rowman & Littlefield.

Foi ainda produtor do CD do Vermeer Quartet, com a obra de Haydn: “As sete últimas palavras de Cristo”. Além disso, o violinista apoia projetos como o YOURS Orchestra e o NEOJIBA, ambos baseados na experiência venezuelana do “El Sistema”.

Sobreo NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.

No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes doNúcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, eem Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador.

Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios deConceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

SERVIÇO

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.

Quando: 15 de abril, às 17h.

Entrada franca

Onde: Igreja do Carmo, Pelourinho.


Quarteto de Violas do NEOJIBA

Quinteto de Sopros do NEOJIBA

Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia

Regência: Eduardo Torres

Solistas: Alexandre Casado (violino), Richard Young (violino/viola), Sandra Romero (oboé) e Orlando Afanador (trompa).

GEORGE PHILIPP TELEMANN (1681 – 1767)

Quarteto de violas

I. Adágio
II. Allegro
III. Grave
IV. Allegro
Intérpretes: Geisa dos Santos, Ana Paulin, Nataly do Vale e Laércio dos Santos

PAUL HINDEMITH (1895– 1963)

Quinteto n° 2, op. 24

I. Lustig. Mäßig schnelle Viertel
II. Walzer
III. Ruhig und einfach
IV. Schnelle Viertel
V. Sehr lebhaft
Intérpretes: Ana Júlia Bittencourt (flauta), Sandra Romero (oboé),Adauri de Oliveira (clarineta), Yuli Martinez (trompa) e Abner Silva (fagote)


JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 – 1750)

Concerto para oboé e violino em ré menor

II. Adágio
Solistas: Sandra Romero (oboé)
Richard Young (violino)

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)

Concerto para trompa nº 4 em mi bemol maior, K495

IV: Rondó
Solista: Orlando Afanador

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)

Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino,viola e orquestra, K364

I. Allegro Maestoso
II. Andante
III. Presto
Solistas: Alexandre Casado (violino)

Richard Young (viola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário