08/05/2012

FUNCEB recebe indicações de membros para comissões do edital Salões de Artes Visuais da Bahia

Iniciativa estimula a participação da sociedade e promove maior transparência para os processos seletivos do certame.

Lançado em abril e com inscrições abertas até 25 de maio, o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado(SecultBA), apresenta mais uma ferramenta de participação social. Até o dia 15 de maio, cidadãos interessados podem contribuir para a formatação das comissões que vão avaliar as propostas inscritas no certame.

O objetivo da iniciativa é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência nos processos seletivos e de premiação dos trabalhos apresentados. Para fazer indicações, basta acessar a página www.fundacaocultural.ba.gov.br/formulario e preencher o formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área artística e cultural na Bahia e em outros estados.

A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar as obras que irão compor cada um dos Salões, que, este ano,serão realizados nas cidades de Irecê, Jequié e Juazeiro. Já a Comissão de Premiação, com três membros, indicará, em cada Salão,os três artistas que receberão prêmios de R$ 7 mil, além das menções honrosas.

Uma novidade deste ano é que todas as Comissões terão um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros. Desta forma, a consulta pública tem espaço também para inserção de nomes que atuam em outras regiões do país. Além disso, as Comissões de Premiação incluem pelo menos um representante do Território de Identidade ao qual pertence a cidade-sede da exposição.

É importante ressaltar que, em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da Comissão de Seleção e de Premiação e seus parentes de até 2º graunão poderão participar ou propor projetos para este edital.

Edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 – Visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Esta edição comemora os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado.

São aceitos trabalhos de livre temática nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

As obras selecionadas vão compor três exposições abertas à visitação pública, em Irecê (de 27 de julho a 8 de setembro),Jequié (de 17 deagosto a 30 de setembro) e Juazeiro Juazeiro (21 de setembro a 4 de novembro). O número de trabalhos para cada Salão dependerá das características físicas das obras inscritas, assim como dos espaços expositivos. Na abertura de cada mostra, serão anunciadas três obras premiadas, que receberão R$ 7 mil cada. Há também os prêmios simbólicos: Menções Honrosas e Prêmio do Público. Todos os premiados vão ainda integrar uma exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) em 2013.

A minuta do edital, bem como seus anexos, está disponívelnos sites da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) e da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).

Indicações para Comissão de Seleção e Comissõesde Premiação do edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012

Até 15 de maio de 2012

Em www.fundacaocultural.ba.gov.br/formulario

Inscrições para edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012

Até 25 de maio de 2012

Inscrições presenciais:

Na FUNCEB (Rua Guedes de Brito, 14,Pelourinho, Salvador/BA)

De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas

Inscrições via postal:

Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para:

FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA – Edital Salões de Artes Visuais da Bahia – CAIXA POSTAL 2485, CEP40.020-970, Salvador – Bahia.

Sites:

FUNCEB: www.funceb.ba.gov.br

SecultBA: www.cultura.ba.gov.br

Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br

Realização:FUNCEB/ SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário