10/05/2012

NEOJIBA realiza visitas pedagógicas no interior do estado


Entre os dias 11 e 13 de maio ,monitores do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) realizam oficinas e concertos nas cidades de Jacobina e Conceição do Coité. As visitas pedagógicas fazem parte do programa de intercâmbio, com projetos orquestrais parceiros do interior da Bahia, cujo principal objetivo é a capacitação de jovens músicos do interior do estado.

“Isso motiva os nossos músicos e reforça ainda mais a importância do nosso projeto aqui na cidade.” É assim que Josevaldo Silva comemora o intercâmbio pedagógico em Conceição do Coité, onde é regente do Projeto Santo Antônio de Música. Os músicos do Santo Antônio recebem o Grupo de Cordas do NEOJIBA e viajam no dia 21 para o Rio deJaneiro, onde foram convidados para participar da 4ª Mostra de Artes. “Aproveitaremos a visita do NEOJIBA para preparar o repertório do concerto doRio. Os alunos estão muito animados”, completa Silva.

Em Jacobina, o Projeto Arte de Tocar recebe o Grupo de Sopros do NEOJIBA e as oficinas mobilizam, além de músicos do próprio município, integrantes de filarmônicas da região. Todos foram convidados a se juntar aos mais de 100 alunos que já participam regularmente das atividades na Associação Cultural Arte de Tocar. “É importante para nós porque Jacobina precisa desse desenvolvimento. Nós temos uma dasfilarmônicas mais antigas da Bahia e a visita dos músicos do NEOJIBA é de uma dimensão enorme para o nosso projeto”, afirma Jal Nunes, coordenador e regente no Arte de Tocar.

As visitas serão encerradas com um concerto especial do Dia das Mães nos respectivos municípios. Durante os próximos meses, novas atividades darão continuidade ao intercâmbio entre os jovens músicos de Salvador e do interior do estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioriadas outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário