25/06/2012

Arun Gandhi chega a Salvador para Fórum Educação em Primeiro Lugar



Convidado para o painel de abertura do Fórum Educação em Primeiro Lugar, Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, desembarcou ontem em Salvador. Ele foi recebido pelo tradicional afoxé Filhos de Gandhi ao som do xirê (cantigos sagrados) e se emocionou: “Já tinha ouvido falar do grupo, mas é uma honra conhecê-los pessoalmente”.



O secretário Municipal da Educação, João Carlos Bacelar, é um dos anfitriões do evento, que ocorre de 26 a 28 de junho no Hotel Pestana. “O Fórum Educação em Primeiro Lugar tem objetivo de colocar em prática tudo aquilo que vem sendo debatido sobre a reformulação do sistema educacional brasileiro. É preciso sair da pauta de discussão para a ação e é isso que o Fórum propõe”, disse Bacelar.

Gandhi destacou que é preciso rever o modelo de educação mundial. “A educação de hoje treina para que os estudantes possam ganhar dinheiro no mercado de trabalho e, ao que parece, as pessoas acreditam que, após conquistar o diploma, a educação não é mais continuada – e é justamente aí que ela começa. Precisamos educar e ensinar com base em valores fundamentais e universais pois nossa sociedade tem ainda muitas características materialistas”, disse ele.



Emília Queiroga, especialista em educação e coordenadora do Fórum, destacou que o evento pretende ser um primeiro passo para a convergência destas ideias. “Não podemos apenas ficar discutindo como queremos a educação do nosso país futuramente. Precisamos criar instâncias para propor. Por isso, vamos lançar o portal Educação em Primeiro Lugar que fará as convergências de diversos temas”.

O Fórum Educação em Primeiro Lugar é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador e tem como tema “A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir”.



Evento será aberto hoje

O painel de abertura do Fórum Educação em Primeiro Lugar ocorre nesta terça-feira, a partir das 20 horas, no Teatro Castro Alves. Além da palestra de Arun Gandhi, que fala sobre Educação para Todos, haverá uma apresentação de arte-educação. O espetáculo tem roteiro e direção artística de Elísio Lopes e reunirá 110 artistas no palco, entre integrantes da Companhia Opaxorô da APAE, Grupo PIM, além de corpo de baile selecionado na Fundação Cultural do Estado da Bahia. O objetivo da apresentação é mostrar a importância da arte na educação exemplificando com projetos que já existem na cidade de Salvador.



Os atores Carlos Betão, Angelo Flávio e Lázaro Machado interpretarão três ícones da educação e literatura baiana e brasileira: Jorge Amado, Castro Alves e Milton Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário