29/06/2012

Bandas de forró agitaram os largos do Pelourinho na noite de ontem (28)


Fotos: André Frutuôso.

Para comemorar São Pedro, o público animado fez até arraial no Largo Quincas Berro D’Água.

São Pedro ordenou e todos atenderam. A noite de ontem (28) no Pelourinho foi regada a muito forró, arrasta pé, xote e até um improvisado arraial. O santo até deu uma trégua e não deixou a chuva cair no Centro Histórico. O sanfoneiro Eugênio Cerqueira e as bandas A Volante do Sargento Bezerra e Forrotear foram os escolhidos para animar o público. A programação especial de forró no Centro Histórico encerra amanhã (30). A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do projeto Ciclo de Festejos Juninos noPelô.


Sempre irreverente, a banda A Volante do Sargento Bezerra subiu ao palco do Largo Tereza Batista tocando grandes sucessos como “Numa Sala de Reboco”, em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga. “É sempre muito bacana para nós da banda estar aqui no Pelourinho, tocando para esse público que curte o autêntico ritmo nordestino. ‘Vamosimbora’ tocar mais um pouquinho!” disse o cantor Carlinhos Pajeú. A banda fará um disco ainda este ano reconhecendo os grandes compositores baianos e fará ainda o segundo CD autoral, dando prosseguimento ao primeiro trabalho.


No Largo Pedro Archanjo foi a vez do forrozeiro Eugênio Cerqueira colocar os casais para dançar o forró pé de serra como “Volte Logo” e “Flor do Mamulengo”. ”Inserimos elementos como a guitarra e a bateria, mas não perdemos a essência do triângulo, da zabumba e da sanfona”, explica Eugênio. O artista brincou com o público quando tocou a música “Procura-se”, de autoria de Del Feliz e JoãoPaulo. “Se tiver uma mulher dessa aqui hoje no Pelourinho eu caso na hora!”,disse o cantor.

Com um repertório bastante diversificado, o Largo Quincas Berro D’Água recebeu a banda Forrotear. Os dançarinos desceram do palco e interagiram com o público,que respondeu e transformou o largo em um grande arraial. “É muito divertido ver que ainda podemos sentir o clima junino aqui no Pelourinho”, conta a comerciante Cláudia Souza. A banda misturou grandes sucessos do passado como “Anjo Querubim” com músicas mais contemporâneas como “Lê Lê Lê”, sucesso sertanejo adaptado para o forró. Outro momento que movimentou o público foi com o hit “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá”, que ficou conhecido nacionalmente através do jogador de futebol Neymar.

Tem mais forró no Pelourinho

HOJE(29) é dia de se homenagear São Pedro, conhecido como guardião das portas do céu e protetor dos pescadores e das viúvas. Na programação de forró, a banda Forrozão Talismã e o cantor e compositor Gereba se apresentarão no Largo Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, respectivamente, a partir das 21h. No Largo Tereza Batista, Freitas do Acordeon e Tenílson Gonzaga agitam o público. Estas duas últimas atrações começam um pouco mais cedo, às 19h.

Amanhã(30), último dia da agenda de atrações de forró no Pelourinho, o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador Bule Bules e apresentará no Largo Tereza Batista. No Largo Pedro Archanjo, a banda Jerimum Assado comandará a festa. No Largo Quincas Berro D’Água, Saulo Sanfoneiro subirá ao palco para tocar o forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga e de outros artistas consagrados do autêntico ritmo nordestino. As atrações sobem ao palco a partir das 21h, com entrada gratuita.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário