29/06/2012

Rally Transbahia realiza primeira etapa da competição


Foto: Haroldo Nogueira.

Feira de Santana é a chegada do primeiro dia de disputa.

Após criteriosas aferições e vistorias dos veículos participantes, deu início na manhã de hoje (29) a segunda edição do Rally TransBahia. Os 250 competidores participantes saíram de Salvador com destino a Feira de Santana, onde se conclui a primeira das três etapas programadas da prova. A previsão da organização é que os primeiros competidores concluam o percurso inicial, de aproximadamente 200 quilômetros, até as 14h. O trecho navegável total será de 600 quilômetros, passando por Alagoinhas e Linha Verde (Costa do Sauípe) nos próximos dois dias.

A largada aconteceu as 8h, com intervalo de 30 segundos por competidor. A ordem de saída seguiu como critério o ranking classificatório da última etapa do Campeonato Brasileiro, o Rally Cerapió, realizado no mês de janeiro em Fortaleza (Ce) e Teresina (Pi). O RallyTransBahia definirá os ganhadores da competição regional.

“Mas para ser vencedor, não basta chegar em primeiro lugar é preciso pontuar e cada resultado, durante a competição, gera uma nova classificação de largada para o próximo percurso”,explica o organizador e realizador do evento na Bahia, José Carlos Conceição, o Zé do Rádio.

Para o comissário desportivo da Confederação Brasileira de Automobilismos (CBA), Haroldo Scipião, responsável pelo julgamento da competição, os rallys do Nordeste, assim como o TransBahia,têm um grande diferencial em relação aos diversos tipos de piso (calcário,lama,barro, rocha, areia), tornando a prova mais acirrada e competitiva. Os pilotos navegadores de motos, quadriciclos e carros, de 13 categorias, do Rally TransBahia,têm sua performance monitorada em tempo real, por equipamentos via satélite para cumprimento da modalidade do evento, que é de Regularidade.

“Neste tipo de prova, a velocidade máxima permitida é de 70 quilômetros. Infrações às regras de trânsito também não são permitida e quaisquer atitude antidesportiva, em relação ao adversário e à prova pode desclassificar o competidor, o que não é muito comum nesse tipo de competição”, declara o representante da CBA.

Realizada pela Adrenalina Eventos, a segunda edição do Rally TransBahia conta com o patrocínio da Flash Motos, Setre (Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte do Governo da Bahia),Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), apoio das prefeituras de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Mata de São João, Salvador Norte Shopping, TMAR Transportes de Veículos, Vanserv Turismo e colaboração da Zoom Imagens e Rios Arte Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário