25/06/2012

INSTITUTO ACM RECEBE A EXPOSIÇÃO "SEM MEDO DA COR"



As obras do artista plástico espanhol Fernando Mestre podem ser conferidas gratuitamente de 29 de junho à 21 de julho.


No dia 29 de junho às 14h, acontece a abertura da exposição "Sem medo da cor" do artista espanhol Fernando Mestre. O local que vai acolher as obras do artista é o Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, inserido no Centro Histórico de Salvador.

Com curadoria de Evandro Sybine, a mostra faz um panorama do primeiro ano de vivência e trabalho do pintor em terras baianas. As obras do artista têm como principal filão a experimentação de diferentes cores e texturas, num exercício de apropriação cromática e visual de elementos da Bahia.



Através de uma poética que mescla o abstrato com referenciais do Fauvismo, Mestre dá preponderância à forma de tal modo que ela se torna o grande diferencial da estética do pintor. A forma se torna o conteúdo, através da justaposição de elementos e das cores quentes tão importantes para a obra desse artista. "Defendo que o conteúdo da obra seja a própria forma, contextualizando na realidade do aqui e do agora", ressalta Fernando.

Quando questionado sobre o seu universo de imersão e inspiração, Mestre revela que tem "O prazer de aprender cotidianamente, de inalar tudo aquilo que se vê, de apropriar-se desta ou aquela cor, de um gesto, de uma pincelada, digerir tudo e despejar em minha pintura".

A Bahia, nesse sentido, é um local fecundo que contribui significativamente para a poética do artista. "É engraçada a minha busca por materiais diversos para minha técnica. Uso desde os tecidos da Avenida Sete até uma lona gasta da Igreja Universal que encontro no Porto da Barra", brinca.

Foi também aqui na Bahia que Fernando trabalhou pela primeira vez com diferentes técnicas de gravura que propiciaram um novo universo de exploração poética para a sua obra.

O artista

Fernando Mestre é espanhol, vive há sete anos em Bilbao e há um ano na Bahia. Atualmente faz intercâmbio na Escola de Belas Artes da UFBA, por meio de um convênio com a Universidade do País Basco. Além disso, participa das Oficinas do Museu de Arte Moderna (MAM) onde pode ter contato com as técnicas da gravura artística e ter a disposição um estúdio equipado com prensas, bancadas, mapotecas, etc. Toda uma estrutura que possibilitou o desenvolvimento de seus experimentos. "Foi muito importante as oportunidades que foram dadas para mim quando cheguei na Bahia. Oportunidades que continuam sendo oferecidas como a possibilidade de mostrar o trabalho da minha pesquisa de todo o ano nessa exposição no Instituto ACM", observa Fernando.

"Sem medo da cor" é composta por trabalhos bidimensionais em que o artista explora a pintura, a monotipia e a gravura. Quem quiser conferir a mostra, tem até o dia 21 de julho para imergir no instigante mundo de Fernando Mestre.

Serviço:
O que: Abertura da exposição "Sem medo da cor"
Quando: Dia 29 de junho às 14h. A exposição segue até o dia 21 de julho, das
9 às 17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 12h aos sábados.
Onde: Instituto ACM, Rua Saldanha da Gama, n° 2, Terreiro de Jesus,
Pelourinho.
Quanto: Entrada gratuita.

Um comentário:

  1. Uma exposição que promete muito. Fernando Mestre é muito talentoso e traz um novo respiro para o mundo da arte baiana, que tem sempre os mesmos nomes. Parabéns!

    ResponderExcluir