25/06/2012

TRANSBAIÃO SE INTEGRA ÀS COMEMORAÇÕES PELA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

As comemorações que marcam a luta pela Independência da Bahia, que acontecem nesta segunda-feira (25.06) em Cachoeira, terão um atrativo a mais com a chegada à cidade do Transbaião – A Cultura Viaja Aqui. O Transbaião é um trem turístico,cultural e gastronômico que durante todo o mês de junho está circulando por 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo baiano e Litoral Norte, levando alegria e muito forró.

O trem com seus passageiros vão se integrar, ainda pela manhã, à festa cívica. Hoje, Cachoeiras e torna capital do Estado, uma homenagem aos cachoeirenses que lutaram pela independência do estado em 1822, que culminariam com o 2 de julho. “O Transbaião tem o objetivo de fortalecer a nossa cultura, a nossa gastronomia, nossas tradições. Este encontro do trem com a comunidade de Cachoeira é muito especial, e trará mais brilho a esta festa tão bonita”, disse o idealizador do Transbaião, deputado federal Luiz Argôlo. Este ano, o Transbaião comemora aindao centenário de Luiz Gonzaga.

Os passageiros serão recepcionados na estação do trem de São Félix com sanfoneiros, quadrilhas eoutras apresentações culturais, seguindo para Cachoeira para os festejos locais. O trem segue sua jornada nos dias 29, 30 e 1 de julho, rodando um total de 272 quilômetros de via férrea. No dia 29.06, o Transbaião fará o percurso Catu - Alagoinhas. Neste dia, além da viagem turística, as pessoas poderão curtir na cidade apresentações do projeto Cinema na Praça, de grupos culturais, uma exposição de fotografias do roteiro do Transbaião, assistir a palestras sobre sustentabilidade, reciclagem; reaproveitamento do óleo de cozinha por bares/restaurantes (Programa Papa Óleo); consumo consciente de bebida alcoólica; educação ambiental voltado para a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas; além de shows com Dominguinhos, Calypso, Del Feliz e outros.

O Projeto Transbaião encerra suas viagens este ano nos dias 30.06 e 01 de julho, quando o trem parte de Alagoinhas para Entre Rios, terra do famoso cantor e compositor Lindu, do Trio Nordestino. Nestes dias repetem-se as palestras nas cidades e haverá muitos shows, com exposição do acervo e fotos de Luiz Gonzaga e do roteiro do Transbaião e Feira da Saúde e Cidadania, com a participação do Voluntários do Sertão e do SAC Móvel.

O Parque de Exposições Manoelito Argôlo em Entre Rios, terá uma intensa agenda de shows. No dia 30 de junho e 01 de julho, apresentarão-se no parque os seguintes artistas: Zezé de Camargo e Luciano, Zé Ramalho, Chiclete Com Banana, Fagner, Dominguinhos, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Del Feliz e outros.

Por ser um projeto ainda de caráter experimental, sem comercialização, a entrada ao Transbaião, que possui espaço limitado, está sendo feito através de distribuição gratuita de entradas pelos municípios, apoiadores e através de sorteios realizados pela página oficial do projeto no facebook, por meio de sorteios dos convites em programas de rádios e pelo Clube de Assinantes (Ligue e Ganhe) do Jornal A Tarde. Mais informações do projeto no site www.transbaiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário