31/07/2012

CINEMA SOBRE DITADURA: SILVIO DA-RIN EXIBE HÉRCULES 56, NA UNIJORGE

Exibição e debate sobre o filme acontecem dia 9 de agosto, no projeto Cinema pela Verdade.

O filme Hércules 56, do diretor Sílvio Da-Rin, será exibido no próximo dia 9 de agosto, na Unijorge, campus Paralela. Gratuita e aberta ao público, a sessão acontece às 9h, no Auditório Zélia Gattai. Logo após a sessão, Sílvio participa de bebate sobre o documentário, com a professora do centro universitário, Ceci Alves - que também é cineasta - e Patrícia Moraes, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da instituição.

O evento integra o Projeto Cinema pela Verdade, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia.

A sessão de Hércules 56 acontece com o apoio da Coordenação dos Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Audiovisual da Unijorge, da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) e Associação Brasileira de Documentaristas – regional Bahia (ABD-BA).

SOBRE CINEMA PELA VERDADE - O Cinema pela Verdade foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura civil-militar no Brasil.

O projeto leva para diversas cidades do Brasil filmes nacionais que têm como tema central o período da ditadura civil-militar e suas consequências. Ao todo, o festival pretende percorrer as 27 unidades federativas e passar por mais de 80 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados, incluindo diretores e produtores das obras. Na Bahia, já ocorreram mais de 10 exibições na capital e no interior, entre os meses de maio e julho. Esta sessão na Unijorge encerra as atividades do projeto no Estado baiano.

SINOPSE: Na semana da independência de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados.

SERVIÇO:

Evento : Exibição de Hércules 56, filme de Sílvio Da-Rin

Data: 09 de agosto, quinta-feira

Horário: 9h

Local: Auditório Zélia Gattai, Unijorge (Paralela)

Convidados: Silvio Da-Rin (Diretor), Profa. Ceci Alves (Unijorge), Profa. Patrícia Barros (Unijorge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário