24/07/2012

Jovem maestro do NEOJIBA conquista importante prêmio em São Paulo


Fotos: Tatiana Golsman.

Yuri Azevedo recebeu com unanimidade o Eleazar de Carvalho, maior prêmio do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

No último domingo (22), o jovem maestro e percussionista do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), Yuri Azevedo, recebeu o Eleazar de Carvalho, maior prêmio do 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante festival de música clássica da América Latina.

A cerimônia de premiação foi realizada na Sala São Paulo, na capital paulista. Esta é a primeira vez que um regente é agraciado com um prêmio deste porte. De acordo com o músico, de apenas 20 anos, "Fiquei muito emocionado ao reger a Osesp, os músicos são muito bons e gostaram do meu trabalho. Quando o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, me anunciou eu não sabia que tinha sido o escolhido. Ouvi tudo e em seguida entrei no palco muito feliz e nervoso”, relata o jovem, que venceu por unanimidade do júri.


A trajetória de Yuri como maestro foi iniciada no NEOJIBA, onde começou a estudar regência há menos de cinco anos, e onde desde 2008 tem aulas com o maestro e coordenador pedagógico, Eduardo Torres. Hoje, o músico rege regularmente a Orquestra Castro Alves(OCA), segunda orquestra formada pelo Programa, e já esteve em diversas oportunidades à frente da Orquestra Juvenil da Bahia e de outros grupos do NEOJIBA. "Ele é um regente seguro. Isto é resultado de conhecimento e das experiências queele teve aqui à frente das orquestras do NEOJIBA. Yuri também tem muito carisma, consegue atrair a atenção da orquestra e do público", afirma o maestro Eduardo Torres.

Instituído em 1996, o prêmio Eleazar de Carvalho é destinado exclusivamente a bolsistas brasileiros que já tenham concluído o Ensino Médio e é oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo (Secult-SP). Desta forma, Yuri vai receber uma bolsa de estudos no valor de US$ 1.400 (cerca de R$2830) e irá frequentar por nove meses o Peabody Institute of Music, Conservatório situado em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. As passagens de ida e volta também serão totalmente financiadas.

A escolha do bolsista vencedor é realizada por um júri, representado por uma Banca formada pela Direção Artística, Direção Pedagógica, Coordenação Pedagógica, e por professores residentes do Festival, abrangendo todos os naipes e cursos. A decisão é soberana e irrevogável.

Festival já prestigiou outros talentos do NEOJIBA

Além de Yuri, outros jovens e talentosos músicos do NEOJIBA, como o fagotista Abner Silva, 18,também se destacaram em edições anteriores do evento. Durante o 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizado entre os dias 02 a 24 de julho de 2011, Abner foi escolhido pelo seu excelente desempenho como instrumentista na categoria “madeiras”. Neste ano, o músico foi aprovado, pela renomada e tradicional Haute Ecole de M de Genebra, na Suíça.

Saiba mais sobre o Festival

O 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Festival acontece até o próximo domingo (29), em Campos do Jordão, São Paulo, e será encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Saiba mais sobre Yuri Azevedo

O músico é integrante do NEOJIBA desde o início do Programa,em 2007, quando, com apenas 14 anos, começou a integrar a principal orquestra como percussionista. Atualmente ele também rege regularmente a Orquestra Castro Alves (OCA), cujo preparador é o pianista e maestro Eduardo Torres. Começou a estudar regência aos 15 anos e já esteve a frente das orquestras do NEOJIBA,como a Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA). Yuri Azevedo esteve AINDA nos Estados Unidos,onde teve a oportunidade de reger a Orquestra Sinfônica de Miami durante o Journey to Brazil, produzido pela Brasil Classical, em dezembro de 2011. Agora,em decorrência do Prêmio Eleazar de Carvalho, ele retornará aos EUA para frequentar por nove meseso Pea body Institute of Music, em Baltimore. Yurijá foi aluno de Guillaume Bourgogne, Manuel López, Marin Alsop, Jean Carlo Guerrero, Sir Richard Armstrong, entre outros regentes.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meioda prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, eem Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário