01/08/2012

Alisamento sem formol

Novos tratamentos para cabelos garantem liso sem riscos para a saúde.

O liso não sai de moda, mas os tradicionais alisamentos já não fazem a cabeça delas há tempos. O que a mulherada quer mesmo é estar com os cabelos bem tratados e arrumados para qualquer ocasião. A preferência? Investir em tratamentos que tragam resultados menos artificiais, mesmo que não sejam tão duradouros quanto às técnicas mais arcaicas, em especial o uso do formol.

“As indústrias tiveram que testar novas fórmulas para atender a uma demanda constante: cabelos lisos”, relata Mery Monteiro, empresária e proprietária do Salão de Beleza MIAU!

A proibição do uso do composto já não é surpresa para ninguém. Os cosméticos só podem apresentar 0,02% do formol, o suficiente para conservação e para evitar a contaminação do produto. “O formol pode causar enjoos, irritação nos olhos e alergias agressivas.

Sem contar o risco que o profissional corre durante as aplicações”, completa Ana Lú Guimarães, cabeleireira e especialista em escova progressiva. “Já existem produtos que apresentam um liso perfeito com selo de qualidade. O problema é quando acrescentam formol no produto que já possui a quantidade indicada pela Anvisa”.

O Salão de Beleza MIAU! investe, junto com a nova carta de serviços para atendimento de adultos, em linhas de produtos que possuam alto poder de alisamento através do tratamento dos fios, tanto para adultos como para crianças.

O diferencial das novas opções de alisamento são os compostos, que não utilizam substancias prejudiciais à saúde. “Não utilizamos mais as fórmulas químicas que, apesar do resultado imediato, partem os fios e causam danos aos cabelos”, assume a especialista.

***

Mery Monteiro, 40 anos, herdou da mãe, Mara, o talento para cuidar da beleza feminina. Formada em Processamento de Dados, pela Unifacs, a empresária demonstrou, desde cedo, espírito empreendedor ao apresentar ao mercado baiano o conceito de salão de beleza especializado no público infantil. Mery desenvolveu o projeto do primeiro salão de beleza infantil da Bahia, em 1996.

A arte com as tesouras foi aprendida precocemente. Quando menina, Mery e as irmãs ensaiaram os primeiros cortes, atendendo crianças carentes na Ilha de Maré. As filas de meninos e meninas que brigavam por um corte de cabelo eram sempre maiores que a capacidade da matriarca de atendê-las. Foi então que teve a feliz ideia de colocar as quatro filhas para começar os cortes e depois dava o toque final. Lila, a caçula e sócia do MIAU!, tinha um carisma surpreendente e sempre conseguia arrancar sorrisos da criançada na hora do corte.

“De tão pequena - já cortava cabelo desde nove anos - era necessário subir num banquinho, idealizado por dona Mara, para alcançar a cabeleira”, diverte-se Lila, que atualmente corta o cabelo da garotada da Suíça e vem, periodicamente, ao Brasil treinar a equipe de profissionais do MIAU!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário