05/08/2012

Claudete Macedo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro homenageiam Riachão Domingo no TCA




Claudete Macedo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro, três grandes vozes do samba da Bahia, homenageiam o compositor e sambista Riachão, dia 12 de agosto, 11h, no Projeto Domingo no TCA. O show intitulado Samba Riachão foi criado especialmente para o carnaval de 2012 no Largo do Pelourinho a convite do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

A apresentação reuniu os repertórios individuais das cantoras somados a vários clássicos do compositor que, no ano passado, completou 90 anos de idade, sendo 70 anos dedicados ao samba. O sucesso foi tão grande que o show recebeu o convite do TCA para realização, ao preço de R$ 1,00, na sala grande do teatro. As três cantoras retornam aos palcos mais uma vez, contando com a participação especialíssima de Riachão.

Claudete Macedo começou sua carreira musical na década de 50, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a convite de Jamelão, Monsueto, Risadinha e outros. Participou também de diversos programas de rádio em todo o Brasil, e ao retornar à Bahia, passou a fazer parte do elenco da Rádio Excelsior. Apelidada por seus pares de Rainha do Samba, a artista fez muito sucesso na “década de Ouro da rádio” e fez grandes amizades como Zé Pretinho, com quem fez uma parceria que rendeu seu maior sucesso, Flor de Laranjeiras. Com a voz penetrante e expressiva ela foi crooner, das melhores orquestras dos anos dourados no Estado, como a Orquestra de Vivaldo Conceição, Carlos Lacerda e mais recentemente da Orquestra Reginaldo Xangô e Orquestra Fred Dantas. Gravou 10 discos compactos e 3 LPs.

Cantora de voz doce e afinada, compositora, atriz premiada e dançarina, pesquisadora das expressões artísticas e com o título de Mestre em Performance Arte, adquirido na Howard University, em Washington D.C., Clécia Queiroz começou sua carreira musical em 1997 e desde então tem se destacado na cena baiana como uma referência de palco, onde busca a fundo a essência da teatralidade aliada à música. Ela se vale da sua experiência cênica para revelar o samba da Bahia não apenas enquanto música, mas como uma junção de linguagens que incluem também a dança, o teatro e a literarura.

Nos shows, dá destaque para o samba de roda, apontando as diversas variações que o gênero recebe, mesclando-o com o semba angolano e ritmos oriundos da tradição afro-brasileira. Em 2010, lançou o disco e show “Samba de Roque”, homenagem ao compositor Roque Ferreira, que circulou pelas principais capitais brasileiras, recebendo elogios da imprensa nacional, que destacou o trabalho da cantora como inovador, nos quesitos, voz, figurino e performance.

Pesquisadora da Música Popular Brasileira, a cantora e compositora Juliana Ribeiro é também historiadora e mestre pelo programa de Comunicação e Cultura da Ufba. Com personalidade marcante, possui formação técnica em canto lírico e tem construído sua carreira musical com consistência e raízes profundas na MPB. A união entre pesquisa e criação artística dá o tom da carreira de Juliana que, além de compor, mostra nos palcos um desempenho expressivo como intérprete.

Em 2009 lançou o EP “Juliana Ribeiro” com seis canções e, recentemente, lançou o seu primeiro CD, “AMARELO”, que é resultado de uma pesquisa que reúne canções que tratam da ancestralidade afro-baiana e ritmos como o jongo, batuque, lundu, maxixe e o samba. O repertório é formado por composições próprias e de grandes nomes do cenário musical baiano como Roberto Mendes, J. Veloso, Tiganá Santana e Reginaldo Souza. Entre as autorais, Eu Vim das Águas foi composta por Juliana especialmente para Yemanjá.

Para este show, Claudete, Clécia e Juliana trazem ao palco composições clássicas de Riachão como Retrato da Bahia, Cada Macaco no seu Galho, Baleia e Vá Morar com o Diabo, mas outras menos conhecidas como Lavagem do Bonfim e Quando o Galo Cantou. A idéia é trazer ao palco a alegria e vitalidade desse compositor e cronista musical baiano que, em cena, receberá as merecidas homenagens das três cantoras.

As cantoras serão acompanhadas por Kleber Aguiar (violonista), Dudu Reis (cavaquinista),André Tiganá (baixo), Ivan Sacerdote (clarinete), Kiko Souza (flauta e saxofone), Sebastian Notini, Léo Jesus e Cuca (percussão).

SERVIÇO 1:

O QUÊ: show Elas Cantam Riachão com Claudete Macedo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro e Participação Especial de Riachão

ONDE: Teatro Castro Alves – Sala Principal

QUANDO: Dia 12 de agosto – Projeto Domingo no TCA

HORÁRIO: 11h

INGRESSO: R$ 1,00 (ingressos à venda a partir das 9h)



SERVIÇO 2:

O QUÊ: show AMARELO com Juliana Ribeiro

ONDE: Praça Pedro Arcanjo - Pelourinho

QUANDO: Dia 18 de agosto

HORÁRIO: 21hs

ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário