03/08/2012

Orquestra Vilmar anima fim de tarde no Pelourinho

Apresentação realizada em auditório ao ar livre atraiu baianos e turistas.

Nem a chuva que ameaçava cair no final da tarde ontem (02) em Salvador afastou o público que foi ao Pelourinho assistir à apresentação da Orquestra Vilmar (ou Banda de Bombeiros Voluntários Villmar), grupo musical formado em 1979, na cidade de Vilmar, na Alemanha. A plateia, formada em sua maioria por turistas, assistiu toda a performance da banda no auditório montado ao arlivre, no largo do Cruzeiro de São Francisco. Além de turistas, a apresentação atraiu a atenção dos transeuntes e comerciantes do local, que entre um atendimento e outro, saíam para assistir ao evento apoiado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Entreos que deram uma pausa nas atividades comerciais para assistir a apresentação estava uma das figuras emblemáticas do Pelourinho, o jornalista e empresário Clarindo Silva, proprietário do restaurante Cantina da Lua. “Essa apresentação foi mais um grande saque do CCPI. Trazer uma atração como essa para esse grande caldeirão cultural que é o Pelourinho, único lugar onde você pode encontrar orquestra, capoeira e roda de samba no mesmo espaço e ao mesmo tempo, é uma iniciativa digna de aplausos”, disse o comerciante.

No repertório apresentado pela Vilmar estavam algumas das mais de 450 canções compostas pela orquestra, mas o momento mais aplaudido foi quando o grupo tocou a famosa “Parabéns para você”, que foi cantada em alto e bom som por um grupo de baianos que foi ao Pelourinho comemorar o aniversário do designer Márcio Santos. “Estou muito chique. Ter os parabéns tocado por uma orquestra em pleno Pelourinho nãoé para todo mundo!”, comemorou o designer.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário