03/08/2012

Ciranda está de cara nova!


Chef australiano assina o novo cardápio do Restaurante e promete inovar o roteiro gastronômico de Salvador.

“Eu olho para Natureza para me inspirar. Há tanta elegância e beleza na combinação de determinados ingredientes que muitas vezes só os deixo falar por si para apresentar o melhor de seus sabores e texturas”.

Chef Richard James.

A charmosa casa de dois andares no Rio vermelho já é bem conhecida por abraçar e valorizar a cultura e os artistas baianos, mas agora o Restaurante Ciranda Café Cultura e Artes aposta em alta na gastronomia. Visando trazer novos ares e aromas para o espaço, o restaurante recebe o criativo chef Richard James para renovar todo o seu cardápio. O chef australiano, que agora reside permanentemente na capital baiana, prepara um menu especial inspirado na Fusion Food, que é a mistura de técnicas e sabores de diversos lugares do mundo para trazer uma nova experiência gastronômica. E é exatamente isso que ele promete!

Surpreender o paladar dos clientes! A festa de lançamento do novo cardápio, com direito a coquetel de degustação e apresentações artísticas, será na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto, às 20:30, somente para convidados.

Os pratos do novo cardápio têm toques da culinária australiana, francesa, italiana, marroquina, japonesa, tailandesa e claro, brasileira! Os amantes da alta gastronomia de Salvador não precisarão ir para muito longe para poder saborear pratos criativos e degustar o que há de mais moderno, porém, a casa também é inspirada na Comfort Food. Ou seja, uma cozinha considerada menos afetada, menos complicada e focada em garantir uma refeição saborosa, para ser curtida sem pressa.

E para entrar em sintonia completa com o espaço, que tem todo um conceito fornecedores locais e produtos, de sua maioria, orgânico, para trazer o melhor sabor de cada ingrediente. Criando assim, uma cultura de e práticas sustentáveis, o chef Richard está valorizando sustentabilidade e responsabilidade social no espaço, além de proporcionar uma degustação gourmet e saudável.

O novo menu traz também um detalhe interessante. O chef desenvolveu, ao lado da nutricionista Laís Martins, uma tabela com ícones já existentes relacionados à propriedade nutricional dos alimentos benéficos contidos no novo cardápio do Ciranda. Ou seja, ao lado de cada prato sendo ele tira-gosto, entrada, prato principal ou sobremesa terão símbolos que descrevem se a opção escolhida é vegetariana, vegan, sem glúten, sem lactose, sem adição de açúcar e/ou bom para o coração. Um verdadeiro guia para uma escolha saudável, deixando o cliente mais consciente do que está comendo.

O chef - Com apenas 31 anos, o chef australiano Richard James já teve o seu próprio restaurante. O CocoMar Brazilian Cafe Restaurant foi inaugurado ha quase três anos atrás e ficava localizado enfrente a uma das praias mais belas de Sydney, Dee Why Beach. Antes de abrir o restaurante, Richard esteve na frente da cozinha da mais respeitada Universidade de Hotelaria e Turismo do mundo, a International College of Manegament (ICMS), do grupo Cesar Hitz.

O prédio da universidade é na verdade um castelo situado no topo de uma colina das mais famosas praias da Austrália, em Manly-Sydney. Local onde a atriz Nicole Kidman se casou. E por ter assumido o cargo de Chef/Lecture da empresa, o chef foi quem desenvolveu os cardápios de grandes eventos e ensinou aos alunos os primeiros passos dentro de uma cozinha.

Com formação de quatro anos em Gastronomia – Cozinha Comercial, em Sydney, local onde trabalhou em restaurantes premiados e de grande porte, como Red Gum e Manly Bay, o chef Richard James profissionalizou o seu dom. Desde os treze anos de idade trabalhando na área, a paixão pela cozinha já fez o chef australiano percorrer os quatro cantos do mundo.

Dos pequenos cafés-restaurantes do litoral nordestino da Austrália até prestigiados restaurantes em Sydney, Londres e Malásia, chef Richard projetou cardápios, treinou pessoas, experimentou novos sabores e desenvolveu novas práticas, acrescentando assim mais inovação em sua bagagem profissional.

Mas foi primeiramente por uma temporada. Com um português fluente, com direito até a sotaque baiano, chef Richard viveu em Salvador-Ba até 2007. Hoje, o chef está de volta permanentemente à terrinha do axé para contribuir com o crescimento da alta gastronomia brasileira.

O Restaurante Ciranda Café Cultura & Artes - Foi inaugurado em outubro de 2009 e idealizado pela empresária paulistana Patrícia Helena Dias, 45 anos, que é fotógrafa e formada em economia. A sua preocupação com questões ambientais fez com que moldasse a sua empresa guiada por princípios de sustentabilidade. Essa ideia se desenvolveu e ganhou uma identidade à medida que as demandas do próprio negócio iam mostrando que ela era viável. Perto de comemorar três anos de vida, o Restaurante Ciranda mantém uma rede híbrida de fornecedores grandes e pequenos - estes, os pequenos produtores, são os que garantem os vegetais e folhas orgânicos servidos pelo restaurante.

Sua estrutura arquitetônica foi concebida pela Pentagrama Projetos em Sustentabilidade, e pelas arquitetas Lúcia Molinari e Andréa Tombo. Privilegiando a iluminação natural, o reaproveitamento da água da chuva, utilizando materiais reciclados e permitindo o acesso aos deficientes físicos, através de elevador. Na decoração foram pinçadas peças charmosas de madeira de demolição, do baiano Nino Nogueira.

O espaço também abriga a sede do Instituto de Permacultura da Bahia, entidade não governamental que desenvolve trabalhos no sertão baiano. O objetivo do Instituto é incentivar a agricultura familiar e permitir às comunidades locais comercializar parte do que produzem, obtendo assim uma renda extra e consequente melhora na qualidade de vida. No Brasil que o chef australiano se encantou e aportou.

Serviço:

Restaurante Ciranda Café Cultura & Arte

O quê: Noite de Lançamento do novo cardápio assinado pelo chef

australiano Richard James

Quando:08/08/2012 (quarta-feira)

Horário: 20:30

Local: Rua Fonte do Boi – Rio Vermelho

Horário de Funcionamento do Restaurante: Terça e Quarta – 12h às 21h / Qui/ Sex/ Sáb – 12h às 24h / Domingo – 12h às 18h. A cozinha não fecha pela tarde. Fica aberta durante todo o dia, servindo todos os pratos do cardápio.

Estacionamento: A casa dispõe de estacionamento próprio e parceria com o estacionamento dos hotéis IBis e Mercure, R$ 3,50 (hora).

Telefone do Restaurante: + 55 71 3012 3963

Nenhum comentário:

Postar um comentário