16/08/2012

Os Ingênuos homenageiam seu grande amigo Altamiro Carrilho


Foto: Gilson Abreu.

A próxima apresentação do regional do choro Os Ingênuos será em homenagem ao grande amigo e parceiro musical Altamiro Carrilho, parceiro em três discos do regional, que nos deixou no dia 15 deagosto de 2012, aos 87 anos. Apresentação será no dia 20 de agosto, a partir das 19h30, na Varanda do SESI Rio Vermelho, tendo vários amigos em uma Roda de Choro Especial. A temporada é uma parceria Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 15,00.

Os Ingênuos - Em setembro de 1975 surgiu, em Salvador, tendo como líderes: Edson Sete Cordas e Cacau do Pandeiro. A partir de então, o grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, sempre a divulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".

Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, aolado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca(cantora), Zé da Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro(cítara), entre muitos outros.

Com 37 anos de carreira o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Edson Sete Cordas (Violão 7 cordas), Cacau do Pandeiro, Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta), Júlio Caldas (Bandolin) e Dudu Reis (Cavaquinho).

O Regional do Choro Os Ingênuos integra o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia (POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.

Altamiro Aquino Carrilho - nasceu em Santo Antônio de Pádua, norte doestado do Rio de Janeiro, em 21 de dezembro de 1924. Grande mestre da flauta transversal, ele gravou mais de cem discos e compôs cerca de 200 canções. Altamiro divulgou o choro brasileiro no Brasil e no mundo.

Altamiro ficou famoso no país durante a era do rádio e montou seu próprio conjunto na Rádio Guanabara. O flautista foi contratado por outra emissora, a Mayrink Veiga, e acompanhou grandes estrelas como Vicente Celestino, Orlando Silva e Francisco Alves.

Depois, formou o grupo Altamiro e sua Bandinha, cujo maior sucesso foi a canção "Rio Antigo", com mais de 700 mil cópias vendidas.

Altamiro Carrilho partiu aos 87 anos, deixando sua flauta órfã e a música instrumental brasileira sem seu grande compositor.

Serviço:

O que: Regional do Choro Os Ingênuos & Convidados

Show: Roda de Choro Especial em homenagem a Altamiro Carrilho

Quando: Dia 20/08, segunda-feira

Horário: a partir das 19h30

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho – no Parma Restaurante

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.

Couvert Artístico: R$ 15,00
Realização: Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário