15/08/2012

Quartas Baianas comemora o Mês dos Documentários


Bahêa minha Vida, de Márcio Cavalcante, será exibido nesta quarta-feira, 15 de agosto, na Sala Walter da Silveira.

O projeto Quartas Baianas retorna às suas atividades normais neste mês de agosto após um período de quatro meses com as atividades suspensas, para reavaliação do projeto. Aproveitando que agosto apresenta duas datas simbólicas para o cinema brasileiro, o dia do Documentário (07/08), e a morte de Glauber Rocha (22/08), a programação mensal exibe somente documentários.

Dia 15 de agosto, Bahêa minha Vida, dirigido por Márcio Cavalcante, será exibido na Sala Walter da Silveira às 19 horas. O filme, vibrante e dinâmico, traz a história do time (suas conquistas e derrotas) contada através de torcedores e jogadores. A torcida tem papel fundamental, é o fio condutor que une a cronologia do clube à paixão e amor das pessoas que trazem o time do Bahia no coração.

Dia 22 de agosto, data da morte de Glauber Rocha, o Quartas Baianas lança o mais novo filme de Roque Araújo, Glauber Rocha em Defesa do Cinema Brasileiro. O longa traz imagens inéditas de Glauber, depoimentos abordando os problemas do cinema no Brasil e a visão futurista do motivo pelo qual, segundo Glauber, o cinema nacional não deu certo.

Dia 29 de agosto, é a vez do filme Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo, da diretora Fabíola Aquino. O documentário retrata a história das feiras em quatro tempos: a Feira de Água de Meninos, o Cinema Novo produzido na Feira, seu incêndio, em 1964, e o hoje, em São Joaquim.

QUARTAS BAIANAS

O projeto, promovido pela ABCV/ABD-BA (Associação Baiana de Cinema e Vídeo /Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – Seção da Bahia), em parceria com a DIMAS, passou por quatro meses de recesso, e neste período foi realizada uma série de reuniões com profissionais do audiovisual, objetivando repensar e também reformular o projeto. Segundo Carollini Assis, Diretora Institucional da ABCV, “o objetivo agora é ampliar os locais de exibição e também promover cada vez mais conversas entre realizadores e o público, em parceria com instituições de ensino, bem como levar também para o interior do Estado.”

SERVIÇO

Projeto Quartas Baianas apresenta Bahêa Minha Vida – Presença de Márcio Cavalcante

15 de Agosto, 19h30

Sala Walter da Silveira, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris.

Grátis

Realização: ABCV/ ABD-BA e Dimas

Contato: 9239-3709 / 9916-1616

Próximas exibições:



22/08 – Glauber Rocha em Defesa do Cinema Brasileiro

29/08 – Água de Meninos: A Feira do Cinema Novo



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário