24/08/2012

Riqueza e diversidade cultural da Bahia serão exaltadas durante a 2ª edição da Semana da Cultura Popular, no Pelourinho


Programação organizada pelo CCPI fará homenagens aos centenários de Luiz Gonzaga e Jorge Amado.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura –SecultBA, realizará entre os dias 28 e 31 de agosto, no Largo Pedro Archanjo e no Terreiro de Jesus, a 2ª edição da Semana da Cultura Popular,que este ano terá como tema a riqueza e a diversidade cultural da Bahia. Os grandes homenageados do evento serão Jorge Amado e Luiz Gonzaga, que se estivessem vivos completariam cem anos em 2012.


Com uma programação diversificada, durante os quatro dias de realização do evento serão apresentadas manifestações populares de linguagens distintas buscando sempre a valorização cultural da Bahia. Os participantes terão uma oportunidade de interagir e vivenciar um resumo do que acontece de norte a sul do estado durante os diálogos interculturais, palestra, apresentações de música,dança, exibições de cinema, exposições, concerto com a Orquestra Afro Sinfônicae oficina de xilografia.

“A Semana de Cultura Popular vem, neste segundo ano consecutivo, se firmar como um evento do calendário festivo do Centro Histórico. Para oCCPI, é uma oportunidade de dar visibilidade às mais diversas manifestações da cultura da Bahia, feita e disseminada pelo seu povo. São manifestações riquíssimas, de um estado vasto como o nosso, que muitas vezes não são conhecidas por todos. Com esse evento, buscamos apresentar a baianos e turistas fragmentos dessa história”, explica Arany Santana, diretora do CCPI.

Para dar vazão a essa erupção cultural, estarão presentes escolas, instituições do Terceiro Setor, agentes sociais e culturais, pesquisadores, historiadores e crianças, jovens, adultos, idosos, todos convidados a participar da “plenária” intercultural, com foco no social e na arte. Será uma ótima oportunidade para ver, discutir e vivenciar a múltipla e singular cultura da Bahia. Vale lembrar que o acesso é gratuito!


O primeiro dia da Semana de Cultura Popular (28) contará com as apresentações de Estevam Dantas e Zé Gonzaga,às 14h, no Largo Pedro Archanjo. No mesmo local será realizada a montagem da exposição Luiz e Jorge Amado e será exibido o documentário Celebrando: Luiz Gonzaga e Jorge Amado. As duas atividades podem ser conferidas todas as tardes entre os dias 28 e 30/8.

Ainda no Largo Pedro Archanjo, às 14h40, será realizada a abertura oficial do evento pelo Secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, e pela diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana.Em seguida, será realizada a palestra musical Cordel de Antônio Barretoe o espetáculo de dança Cavalo Marinho, apresentado pelos alunos da Escola de Dança da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia).

Na quarta-feira (29), segundo dia da programação, no Largo Pedro Archanjo, às 14h, Estevam Dantas e Charmosinho do Acordeon farão a abertura dos trabalhos com o projeto Ao Som do Acordeon. Às 14h30 terá início a oficina de xilogravura com Luiz Natividade e Gabriel Arcanjo. Às 15h30 subirá ao palco a banda Nova Saga, que fará a apresentação do Rap pro Seu Luiz. No mesmo palco, os alunos da Escola de Dança da FUNCEB voltarão à cena para apresentar o espetáculo Os Dançantes, às 16h. Luis Bandeira é o diretor do Cordel do Pega prá Capá, que será apresentado às 16h10.

No terceiro dia da programação, quinta-feira (30), às 16h10, Cicinho de Assis e sanfoneiros subirão ao palco do Largo Pedro Archanjo para apresentar a Orquestra de Sanfonas da Bahia. Antes, às 14h30, será realizada a oficina Celebrando através das artes com Vera Passos e Ney Sacramento. Dança, música e teatro fazem parte deste espetáculo. Às 16h, a mostra de dança Os Caboclinhos será apresentada pelos alunos da Escola de Dança da FUNCEB.

A Semana da Cultura Popular será encerrada com um grande cortejo cultural na sexta-feira (31), apartir das 14h. Grupos de Percussão, bonecões Mamulengos, Boiada Multicor, quadrilha, maracatu, capoeira e fanfarra farão parte desta grande festa itinerante que passará pelas principais ruas do Centro Histórico.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço

Oquê:Semana da Cultura Popular

Quando: 28a 31 de agosto

Onde:Largo Pedro Archanjo e Terreiro de Jesus l 14h

Quanto:Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário