09/08/2012

TEDx Pelourinho 2012 pretende compartilhar ideias para melhorar o cotidiano de Salvador

O evento ocorre em setembro, mas as equipes já estão mobilizadas para identificar palestrantes e ideais criativas que podem transformar a vida na cidade.

Ótimas ideias que merecem ser espalhadas para melhorar o trânsito, a saúde, a educação, os recursos naturais em Salvador. O TEDx Pelourinho,volta à capital baiana, em 22 de setembro, às 9h, no Palácio Rio Branco, com o tema “Cidade Inteligente”. Oconceito que extrapolou os muros da Academia tem sido debatido no mundo inteiro com foco a modernizar as relações humanas, aumentar a qualidade de vida da população e, principalmente, pensar em saídas sustentáveis para a vida nas grandes cidades.

Para ajudar a identificar esses criativos palestrantes, que darão exemplos práticos do novo modelo de vida, a equipe do TEDx convidou nomes como a cineasta Cecilia Amado, Isaac Edington, presidente do Instituto Eco Desenvolvimento; Ricardo Galvao, CEO da TOTVS Bahia; Pedro Dourado sócio da agência Uranus 2; a publicitária Sonia Maria Haas. Os curadores terão a missão de selecionar palestrantes para esta segunda edição do evento que serão identificados e convidados a compartilhar suas experiências e ações inovadoras para transformar a cidade de Salvador em uma cidade mais inteligente e sustentável. A ideia é compartilhar ideias simples que poderão ser multiplicadas por qualquer pessoa.

O evento, que já foi consagrado no ano passado como o primeiro TEDx do Nordeste, é independente e auto-organizado, seguindo o modelo e critérios do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design),e surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, EUA , para apresentar “ideias que merecem ser espalhadas” e que contribuam para um mundo melhor.

O TED internacional já teve como palestrantes o ex-presidente americano Bill Clinton, o seu vice Al Gore, ocantor Bono Vox, do U2, Bill Gates, fundador da Microsoft, e a atual primeira-dama dos EUA,Michelle Obama, entre outras personalidades. A conferência também já apresentou muitas outras pessoas menos conhecidas, mas não menos inovadoras e criativas.

No ano passado, o TEDx Pelourinho, teve mais de mil inscritos e ocorreu no Terreiro de Jesus, na Faculdade de Medicina da UFBA sendo transmitido para quase 40 países. O evento, em sintonia com os movimentos globais de transformação a partir da troca de ideias potencialmente transformadoras, reunirá palestrantes convidado em torno do tema Cidade Inteligente.

Seguindo o espírito do TED, as palestras são sempre concisas e ricas em conteúdo. Cada expositor é desafiado a ministrar “a melhor palestra de sua vida” em cerca de 15 minutos e orientado a se concentrar em uma única ideia! Permeadas de emoção e entusiasmo, as palestras são um convite à reflexão e inspiram o espectador a adotarem atitudes de criatividade e inovação, a partir dos exemplos concretos das ideias compartilhadas. Todo histórico do TEDx Pelourinho pode ser encontrado no site: http://www.tedxpelourinho.com.br.

Números

O TED internacional compõe hoje, além dos ciclos de conferências e outras ações integradas, uma plataforma online com cerca de 800 palestras em vídeo no site ted.com, a maioria com versões legendadas em mais de 70 idiomas, inclusive em português e mais de mil talks. Na internet, as palestras do TED já foram vistas mais de 300 milhões de vezes, em 150 países e tem mais de 3 mil TEDx espalhandos pelomundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário