07/08/2012

TEXTO DE ESCRITORA BAIANA RECEBE LEITURA DRAMÁTICA NA 22ª BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

O texto Limbo de autoria da dramaturga baiana Lia Vasconcelos, fará parte da sessão de leituras dramáticas promovida pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council na 22ª Bienal do Livro no próximo dia 17 de agosto em São Paulo. A atividade faz parte do lançamento da coletânea da editora SESI-SP, que reúne 11 textos de novos dramaturgos brasileiros e já se encontra à venda em livrarias online.

Lia é a única integrante baiana do projeto: “Acho importante que a formação de novos autores seja um dos objetivos de instituições culturais no Brasil. Há autores maravilhosos que precisam de uma oportunidade para serem descobertos. Entramos num ciclo em que são sempre os mesmos autores publicados e montados, e iniciativas como essa ajudam a renovar a cena brasileira”, diz a autora.

Lia ingressou na segunda turma do Núcleo de Dramaturgia em 2009 e frequentou aulas, debates e oficinas no período de um ano, com o apoio do governo do estado da Bahia para as viagens: “Se não fosse o projeto de Residência, Difusão e Intercâmbio Artístico do Fundo de Cultura eu não teria conseguido frequentar os encontros quinzenais em São Paulo. Por isso, devo à Bahia também o incentivo para a minha formação, mas gostaria de ver nascer projetos educativos mais sólidos na área de dramaturgia aqui no estado”,comenta.

O projeto, que teve início em 2007, nasceu de uma parceria entre o SESI-SP e o British Council para a criação de um núcleo voltado à descoberta e desenvolvimento de novos autores teatrais brasileiros. A proposta tem por base uma atuação conjunta de ambas as instituições e inclui a participação de centros de dramaturgia britânicos, tendo em vista um intercâmbio de suas experiências e metodologias com o projeto brasileiro.

Todos os anos são iniciadas novas turmas através da avaliação de textos de autores inéditos de todo o país. As inscrições para a seleção e a freqüência no curso são gratuitas. Para maiores informações, vale a pena conferir o site da instituição: http://www.sesisp.org.br/dramaturgia/

SERVIÇO

Lançamento do livro Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council – 2ª turma na 22ª Bienal do Livro de São Paulo

Dia: 17/8/12

15h no espaço Arena - leituras dramáticas de trechos de quatro peças e Encontro com a coordenadora do Núcleo, Marici Salomão;

16h no espaço Biblioteca - lançamento com tarde de autógrafos.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana / SP

- Estande 80 – Rua E

Nasceu em Salvador – Bahia. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, especialista em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e produtora cultural formada pela Faculdade de Comunicação da UFBA.

Em 2010, participou do projeto “Os Dez Dramaturgos” no site Teatro Para Alguém com a peça Bicho Home [http://www.teatroparaalguem.com.br/2010/09/bichohomem/], dirigida por Roberto Rosa. Nesse mesmo ano, ministrou oficina de roteiro na Universidade Estadual da Bahia pelo projeto Cine Art’s. Além de peças e roteiros, escreve também poesia, contos e crônicas, a exemplo do texto Entre Duas Cabeças, selecionado entre os melhores de julho de 2007 na seção Exercícios Urbanos do site Portal Literal [http://portalliteral.terra.com.br/artigos/exercicios-urbanos-julho2007].

Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council: ccfproducao@sesisp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário