28/09/2012

Curtas Menino do Cinco e A Mão que Afaga encerram 39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia


Os filmes dos diretores baianos Wallace Nogueira, Marcelo Matos de Oliveira e Gabriela Amaral Almeida somam 14 prêmios nos dois principais festivais de cinema do país: Gramado e Brasília.

Os filmes Menino do Cinco, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira, e A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida, encerram a programação da 39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, neste sábado, 29 de setembro, às 19 horas, na Sala Walter da Silveira. Os dois curtas, juntos, somam 14 prêmios nos dois principais festivais de cinema do país: Gramado e Brasília. A sessão é realizada em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV / ABD-BA) e a DIMAS/Secult/Funceb, através do projeto Quartas Baianas, que acontece excepcionalmente no sábado.


Menino do Cinco:

Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu. Esse é o mote de Menino do Cinco, o primeiro filme de ficção dos diretores Wallace Nogueira e Marcelo Mattos de Oliveira. Estreando no 40º Festival de Cinema de Gramado, em agosto, o filme levou os Kikitos de Melhor Filme, Roteiro, Ator (Thomas Vinícius de Oliveira e Emanuel de Sena), Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, Prêmio do Júri da Crítica e Prêmio Canal Brasil.

A Mão que Afaga:

Quem assina a direção de A Mão que Afaga é a baiana Gabriela Amaral Almeida, radicada em São Paulo. O curta traz o desafio vivido por Estela, operadora de telemarketing, para realizar a festa de aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas. Em Gramado o filme levou o Prêmio Especial do Júri. No Festival de Brasília, na semana passada, a Mão que Afaga conquistou os troféus de Melhor Curta (Júri Popular), Melhor Atriz (Luciana Paes), Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Prêmio Aquisição Canal Brasil, Prêmio da Crítica (Júri Abracine) e Troféu Vagalume, concedido por integrantes do projeto Cinema para Cegos.

Os diretores Wallace Nogueira, Marcelo Matos de Oliveira e Gabriela Amaral Almeida estarão presentes à sessão. A entrada para o Quartas Baianas Especial – Sessão de Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia é gratuita.

SERVIÇO:

Exibição dos filmes - Menino do Cinco e A Mão que Afaga

Quartas Baianas Especial / Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia

Presenças: Gabriela Amaral Almeida, Marcelo matos de Oliveira, Wallace Nogueira

Quando: 29 de setembro, sábado, às 19 horas

Onde: Sala Walter da Silveira, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris

Entrada gratuita

Realização: ABCV / ABD-BA / DIMAS- Secult- FUNCEB / Jornada Internacional de Cinema da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário