A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
04/09/2012
Os Ingênuos comemoram os 70 anos de Firmino de Itapoan
Prosseguindo com a temporada de homenagens aos músicos brasileiros, a próxima apresentação do regional do choro Os Ingênuos tem como convidado especial o cantor e compositor Firmino de Itapuan, onde juntos comemoram seus 70 anos de vida. A apresentação no dia 10 de setembro, a partir das 19h30, na Varanda do SESI Rio Vermelho, traz seus grandes sucessos compostos ao longo dos 52 anos de carreira, como “Boa noite pra quem é de boa noite” e “Samba do malandro”, dentre outros. A temporada é uma parceria Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
O couvert artístico custa R$15,00.
Os Ingênuos – surgido em 1973, mas formalizado em setembro de 1975, em Salvador, tem como fundador remanescente Edson Santos(Edson Sete cordas). Dois anos mais tarde, se junta ao regional do choro Cacau do Pandeiro. A partir de então, o grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, semprea divulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".
Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, ao lado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca (cantora), Zéda Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro (cítara),entre muitos outros.
Com 37 anos de carreira o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Edson Sete Cordas (Violão 7 cordas), Cacau do Pandeiro, Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta), Júlio Caldas (Bandolin) e Washington do Cavaco.
O Regional do Choro Os Ingênuos integra o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia(POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.
Firmino Rodrigues de Santana Filho, mais conhecido como Firmino de Itapoan completou 70anos no último dia 1º de setembro. É considerado na opinião pública como um dosmais ecléticos Artistas de nosso Estado da Bahia, sendo conhecido por sua longa trajetória de Shows Musicais realizados com suas orquestras e banda, por várias cidades do interior, na capital, estados do Brasil e Países do Exterior.
Detentor de um vasto repertório musical composto de vários estilos que sempre são apresentados deforma diferente das gravações originais, criando assim uma personalidade musical exclusiva e inimitável.
Apresentou-se na década de 70 em vários programas de calouros como ‘A Voz de Ouro ABC’ que era realizado pela Rádio Excelsior da Bahia. Tendo se Classificado em 1º. Lugar recebeu como prêmio a assinatura de um contrato de 05 (cinco) com a Rádio Excelsior da Bahia onde se apresentou ao lado de grandes Estrelas do Rádio,destacando-se dentre elas os cantores: Wanderley Cardoso, Roberto Carlos,Agnaldo Timóteo, Jair Rodrigues e Wando. Os Shows aconteciam na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Na Edição Especial do Programa ‘A Grande Chance’ do apresentador e jornalista Flávio Cavalcante realizado pela TV Itapoan - Canal 5, juntamente com a TV Tupi do Rio de Janeiro nas instalações do Teatro Castro Alves em Salvador, Classificou-se como ‘O Grande Vencedor’.
Recebeu como prêmio um contrato de 06 (seis) anos com o Grande produtor e comunicador Osvaldo Sargentelli e o Radialista José Messias, para fazer parte do elenco do grande espetáculo da Casa de Show Sambão e Sinhá, ao lado de famosos do cenário Nacional como: Monsueto, Miriam Batucada, Maestro Raul de Barros, Antonio Carlos e Jocaf, dentre outros.
Em comemoração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor baiano Firmino de Itapoan, pioneiro na divulgação do samba de roda no Brasil, a Câmara Municipal de Salvador concedeu,em 2010, a Medalha Zumbi dos Palmares. Autor de sucessos nacionais como “Boa noite pra quem é de boa noite”, “Samba do malandro” e “Moinho da Bahia queimou”, o sambista teve composições suas gravadas por grandes nomes da MPB.
Com músicas de bloco safros e de afoxés, Firmino gravou pela Copacabana o primeiro LP, além de produzir um show intitulado “Bahia Brasil”, cujo objetivo era tirar do gueto e mostrar ao Brasil o folclore afro baiano na década de 60.
Apesar do nome artístico sugerir uma ligação com o bairro de Itapuã, Firmino de Itapoan conta que cresceu no bairro da Liberdade e que antes de viver de música foi engraxate,baleiro e lanterninha de cinema. Sua origem artística se deu nas artes circenses, onde adquiriu a experiência de palco.
No auge da carreira, Firmino de Itapoan chegou a vender 300 mil discos, em 1980, o que fez com que passasse a ser considerado o primeiro artista brasileiro a lançar no mercado o estilo samba de roda. Morou durante 12 anos no Rio de Janeiro, onde fez grandes shows ao lado de nomes como Wilson Simonal, Jorge Bem e Benito de Paula.
Seu samba de roda ganhou o mundo quando, em 1985, partiu para a primeira viagem internacional com o grupo Brasil Tropical Ballet, fazendo sucesso em países como França, Alemanha, Bélgica e Turquia. De volta ao país, o artista montou seu grupo e as viagens pelo mundo ficaram constantes. Ao todo gravou cinco LPs, seis compactos, cinco CDs e um DVD.
De volta à Bahia em 2007,Firmino se dedicou a um projeto que resultou no CD Samba de Raiz, gravado naCasa da Música, na Lagoa do Abaeté, em Salvador. O trabalho resgata nomes como Zé Pretinho da Bahia, Toti Gira e Melodia Costa em 14 músicas inéditas e a regravação de Você Abusou, de Antonio Carlos & Jocafi, em ritmo de salsa.
Serviço:
O que: Regional do Choro Os Ingênuos & Convidados
Convidado: Firmino de Itapoan em comemoração aos seus 70 anos de vida
Quando: Dia 10/09, segunda-feira
Horário: a partir das 19h30
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 15,00
Realização: Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia –POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário