27/09/2012

Personal Chef: Velhos conceitos, novas necessidades


O serviço de Personal Chef já é utilizado com sucesso nos Estados Unidos e em países da Europa há algum tempo. Você sabe o que significa ou faz um Personal Chef?

O conceito é simples: é um chef de cozinha que vai até sua casa e prepara a comida. Em vez de ir a um restaurante, escolher um prato do cardápio, você pode contratar o serviço de uma pessoa especializada, em domicílio, com toda a comodidade.

Quando você quer oferecer uma refeição e não quer ter o trabalho de prepará-la, ou não tem quem faça, é ai que o personal chef entra.

“O personal chef tem a possibilidade de nunca repetir um prato. A variedade é infinita”, destaca o Personal Chef Ivano Bragonzi.

Em Salvador, o serviço é oferecido pelo chef italiano Ivano Bragonzi. De acordo com Bragonzi, algumas pessoas já incorporaram a prática nos eventos em seus domicílios. Ele explica como funciona: “Cria-se o cardápio junto com o cliente e eu orço os materiais necessários para o preparo”.

O serviço inclui discussão do prato, a compra do material, pré-visitação ao local acordado para avaliação do que é necessário levar para a casa do cliente, arrumação da mesa, refeição, servir o prato e limpar a cozinha após conclusão do trabalho.

“A pessoa que contrata o serviço não se preocupa com nada. Vem um chef só para ela e a receita sai impecável. Faço até cardápio adaptado para crianças”, enfatiza Bragonzi.

O chef elenca alguns benefícios: “pelo mesmo preço que se paga em um restaurante de qualidade, você mantém o padrão sem sair da comodidade do lar, sem ter que enfrentar engarrafamento, sem perigo de assalto ou chuva, sem se preocupar com as crianças, estacionamento, ou a impossibilidade de beber e dirigir. Existe todo um leque de vantagens.”

Ele destaca um item na sua proposta que considera fundamental: os cuidados com a intolerância de cada pessoa aos alimentos. É feita uma ficha dos fregueses com as preferências, ou o que pode ou não ser servido.

“Para mim é ótimo, porque cozinhar é uma arte. E um artista precisa sempre inovar. Um pintor não vai querer pintar sempre o mesmo quadro. Com o serviço de personal chef, todo mundo sai ganhando”, afirma. E informa que também existe o serviço do personal chef, que vai a casa e ensina a pessoa a cozinhar.

De acordo com Bragonzi, o jantar romântico é o mais pedido. “Geralmente é uma surpresa”, destaca. A decoração está incluída nas promoções.

O serviço, porém, limita a quantidade de pessoas, para manter o padrão de qualidade. Maximo de 12 pessoas, e é servida principalmente comida italiana tradicional e de vanguarda, mas sem dispensar receitas internacionais na moda. “Até seis pessoas, vou só. Para mais, levo outra pessoa para auxiliar. Posso também contar a historio do prato, fazer um pouquinho de show”, acrescenta Bragonzi. Ele informa também que, se o cliente optar, existe promoções nas quais os pratos já são pré-definidos. A média é de R$ 100,00 por pessoa, incluídos já o trabalho e a comida.



Serviços/culinária

O quê: Serviço de chef em domicílio

Quem: Ivano Bragonzi

Onde: Salvador e Região Metropollitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário