30/10/2012

ABCV premia melhor curta baiano no Panorama Internacional Coisa de Cinema


Foto: Erivan Soares.

12 curtas na Competitiva Baiana estão na disputa pelo título. Trofeu é obra do artista plástico Leonel Mattos.

A Associação Baiana de Cinema e Vídeo/Associação Brasileira de Documentaristas (ABCV/ABD-Ba) entregará, no encerramento do Panorama Internacional Coisa de Cinema (1º/11), o prêmio ABCV/ABD-Ba de Melhor Filme Baiano. No total, 12 curtas estão na disputa.

Fazem parte do júri de seleção o cineasta Fernando Bélens; o também cineasta e atual diretor de Programação e Conteúdos da TVE Bahia, José Araripe Jr.; e a atual diretora institucional da ABCV, a jornalista e roteirista Carollini Assis. O Prêmio ABCV é independente e se somará ao do júri oficial da Competitiva Baiana, estipulado pela organização do evento.

Esta é a terceira vez que a associação realiza o prêmio no Panorama Coisa de Cinema. Mantendo a tradição, a entidade presenteará o realizador com uma obra de arte, que para esta edição será um troféu especial criado pelo artista plástico Leonel Mattos, presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos e Visuais da Bahia – SINAPEV, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente.

Sobre Leonel Mattos: artista plástico e agitador cultural. Um artista de intervenção urbana, que na tentativa de democratizar a arte, já fez vários murais, intervenções efêmeras como Velório na Praça, intervenções em igrejas, árvores mortas e em outros suportes. Participou de vários salões oficiais por todo o Brasil, ganhou ll Prêmio Pirelli, realizado no MASP (SP), Prêmio de Aquisição no Salão Chandon Arte e Vinho no Paço das Artes (SP) e Salão de Presidente Prudente (SP), Prêmio V Bienal do Recôncavo em São Felix (BA), Prêmio Braskem de Cultura e Arte (BA). Foi convidado pelo MASP e pelo Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM para representar a arte brasileira em Paris. Sua vida e obra já foi retratada no vídeo-arte Caixa Preta, de Janaina Queitzal, e em cinema com Leonel Mattos a 24 Quadros por Segundo, do cineasta Tuna Espinheira, prêmio de melhor Produção em 2009, na Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

O Panorama Coisa de Cinema está acontecendo em Salvador e Cachoeira desde o dia 25 de outubro. O encerramento será no dia 1º de novembro, com premiação agendada para às 21 horas, no Espaço Itaú de Cinema/Glauber Rocha. Para acompanhar a programação: http://www.coisadecinema.com.br/VIII_panorama/programa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário