29/11/2012

CURIOSIDADES DA ESPANHA: BILBAO


Bilbau (português europeu) ou Bilbao (português brasileiro) (em espanhol: Bilbao, em basco: Bilbo) é um município e cidade da comunidade autônoma do País Basco, Espanha, capital da província e território histórico da Biscaia. O município tem 41,3 km² de área e em 2011 tinha 352 700 habitantes (densidade: 8 540 hab./km²). A conurbação onde se insere, a área metropolitana de Bilbau, que se estende ao longo da ria de Bilbau e do rio Nervión, tinha 910 298 habitantes em 2009, ou seja, pouco menos que 80% de toda a população da Biscaia e quase metade do País Basco espanhol.


O principal núcleo urbano de Bilbau é rodeado por duas cadeias montanhosas cuja altitude média não ultrapassa os 400 m e que em parte marcam os limites naturais do município. Os principais municípios limítrofes são Sondica, Basauri, Zamudio e Baracaldo. Desde a sua fundação no início de século XIV, foi um centro comercial de particular importância na região costeira cantábrica, devido à sua atividade portuária, baseada sobretudo na exportação de lã de Castela e, em menor escala, do ferro extraído das minas a céu aberto biscainhas.


Ao longo do século XIX e início do século XX assistiu a uma forte industrialização, nomeadamente com o início da exploração metalúrgica em 1841, que a transformou na região mais industrializada de Espanha a seguir a Barcelona e lhe granjeou o epíteto de "Cidade do Ferro". O desenvolvimento industrial foi acompanhado de uma extraordinária explosão demográfica e urbanística que originou a anexação de vários municípios circundantes. A cidade tem vindo a perder o seu carácter marcadamente industrial para se tornar uma cidade de serviços, que se encontra num processo de revitalização estética, social e econômica, cujo símbolo se pode considerar o Museu Guggenheim Bilbao, um edifício vanguardista da autoria de Frank Gehry, que se tornou o ex libris da cidade.


Em 2010 Bilbau recebeu o prémio Lee Kuan Yew World City Prize (Prémio Mundial das Cidades), concedido pelo estado de Singapura, que permeia a qualidade do urbanismo.


ECONOMIA

Bilbau é o principal núcleo económico do País Basco desde os tempos do Consulado, principalmente graças ao comércio de produtos castelhanos no seu porto, baseada na exploração de minas de ferro e na indústria siderúrgica, que promoveram o tráfico marítimo, a atividade portuária e a construção naval.


Em 2010, o Porto de Bilbau era um dos cinco portos mais importantes de Espanha. A mineração de ferro e a siderurgia, que no passado foram os principais motores do desenvolvimento económico da cidade — a extração de ferro estava protegida legalmente desde 1526 e a indústria siderúrgica desenvolveu-se a partir da segunda metade do século XIX — perderam grande parte da importância do passado a partir da década de 1980.Desde então, a cidade transformou-se numa cidade de serviços, sede de numerosas empresas de relevância nacional e internacional, incluindo duas que em 2008 se encontravam entre as 150 maiores do mundo segundo a revista Forbes: o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) em 40º lugar (3º em Espanha) e a Iberdrola no 122º (5º em Espanha).

No setor bancário, Bilbau é a sede de um dos maiores bancos espanhóis, o BBVA, e da Bilbao Bizkaia Kutxa (BBK). O primeiro resultou da fusão de duas instituições financeiras fundadas na cidade — o Banco de Bilbau, criado em 1857 e o Banco de Vizcaya, criado em 1901. A BBK resultou da fusão em 1990 de duas caixas de poupança fundadas no início do século XX.[110] Outras instituições financeiras importantes, a Câmara de Comércio, Indústria e Navegação e a Bolsa de Bilbau, existem desde o século XIX.


A Torre Iberdrola, sede do megagrupo energético Iberdrola

As novas instalações da Feira de Exposições de Bilbau foram inauguradas em 2004 e passaram a denominar-se Bilbao Exhibition Centre (BEC). O complexo ocupa 251 055 m² nos terrenos da antiga empresa siderúrgica Altos Hornos de Vizcaya, em Baracaldo, e além 150 000 m² destinados a exposições, com capacidade para a realização de exposições de carácter internacional, tem outros pavilhões destinados a outros usos, nomeadamente um centro de congressos com 6 500 m² e a Bizkaia Arena, uma grande sala multiusos com capacidade para 26 000 pessoas.


O Produto Interno Bruto da província da Biscaia em 2006 foi 31 485 milhões de euros, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior. Este número representou metade do PIB de todo o País Basco espanhol. Segundo o "Anuário Socioeconômico", os setores mais fortes são o da construção, indústria extrativa e de manufatura, além do setor terciário: ócio, hotelaria, comércio, turismo e distribuição comercial.[113] O PIB per capita em novembro de 2007 era 19 648 euros, muito abaixo do da província da Biscaia, que foi de 27 220. A taxa de desemprego nessa data era de 8,7%, superior à da Biscaia (8,0%) e do País Basco (7,4%), mas inferior à de Espanha (10,6%).


Turismo

O primeiro impulso do turismo deu-se com a construção da linha de caminho de ferro entre o centro da cidade e o bairro de Las Arenas, no município de Guecho. Os responsáveis desta iniciativa publicitaram-na oferecendo «um passeio até Las Arenas ou Portugalete, onde se respiram as brisas do mar, cuja vistamuito poucos portos de banhos oferecem » Assim se constitui um discreto destino balneário.[115]


No entanto, o maior desenvolvimento turístico iniciou-se com a inauguração do Museu Guggenheim, como atesta a crescente afluência de turistas desde então, que chegou a 623 229 visitantes em 2007. Outros dados afirmam que a localidade é o destino de 30% das visitas do País Basco, sendo o principal destino daquela comunidade autônoma, acima de São Sebastião. A procedência da maioria dos turistas é Madrid, seguindo-se a Catalunha. A maioria dos visitantes estrangeiros provém de França, Reino Unido, Alemanha e Itália.[116]

Além do turismo de ócio, também há turismo de negócios e de congressos, graças às novas instalações, como o Palácio Euskalduna e o vizinho Bilbao Exhibition Centre.

Para conferir a galeria completa, acesse nosso Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4206884524961.163548.1070358601&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário