A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
07/11/2012
Império da Tijuca visita Salvador para batizado de Escola de Samba baiana
Foto Ricardo Prado.
Dia Nacional do Samba na Bahia será marcado por batizado do G.R.E.S Lira Imperial do Samba.
O desfile das Escolas de Samba que vemos brilhar na avenida carioca, no período carnavalesco, já tiveram seu tempo de ouro na Bahia. Foi nas décadas de 60 e 70, quando grupos organizados desfilavam nas avenidas soteropolitanas, abrilhantando a festa com uma grande manifestação cultural de beleza e samba no pé. O trabalho de resgate desta cultura é o que movimenta a vida do cantor e compositor baiano Alaor Macedo, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Lira Imperial do Samba. Fundada em 2006, a Escola se prepara para receber seu batismo que será realizado pelo G.R.E.S.E Império da Tijuca no dia 01 de dezembro, às 18 horas, na Praça do Mercado Municipal da Cidade de Itaparica.
Tradição adotada no universo do samba, o batismo das agremiações persiste por séculos. “Desde os antigos carnavais que as entidades que participam dos festejos carnavalescos precisam ter seus símbolos sacramentados em rituais solenes”, afirma Alaor. Seguindo a tradição, o G.R.E.S Lira Imperial do Samba deixará de ser pagã e terá seus símbolos batizados pela escola convidada, em um ritual repleto de bandeiras, estandartes e figuras representativas.
O padrinho, vindo especialmente do Rio de Janeiro para a ocasião, é o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca, fundada em 08 de dezembro de 1940 no Morro da Formiga. “É um prazer visitar Salvador com um propósito tão importante, que é batizar a Lira Imperial do Samba. Alaor é um grande profissional e a nossa Escola está extremamente feliz com o convite”, declara Antônio Marcos Teles, presidente do Império da Tijuca. Ainda para a comemoração, a escola trará o mais novo hino, preparado para o Carnaval 2013, intitulado Negra, Pérola, Mulher, do carnavalesco Júnior Pernambucano.
Para o festejo, realizado no final de semana que se comemora o Dia Nacional do Samba, a Império da Tijuca irá desembarcar na Bahia através de mestre-sala, porta-bandeira, passistas, cantor, o compositor consagrado Jacy Inspiração, diretores, primeira dama e rainha da bateria, que irão realizar a cerimônia ao lado da Bateria da Lira Imperial do Samba. A festa também será marcada pela presença das bandas locais Jeito de Seduzir, Nativo do Samba, Mistura do Prazer, Samba Marejá, Samba Raízes de Gameleira, Grupo Indígena Os Guaranis, que apresentarão diferentes vertentes da música popular brasileira.
Lira Imperial no Dia das Baianas
No aquecimento, a Bateria da Lira do Samba irá participar da tradicional festa do Dia das Baianas, que acontecerá no dia 25 de novembro, no Centro Histórico. A comemoração é famosa por abrir, oficialmente, o calendário de festas do Estado e apresenta uma programação marcada pela missa, às 09 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguida de shows e apresentações culturais na Praça da Cruz Caída. Na ocasião, o G.R.E.S Lira Imperial do Samba irá apresentar sua nova porta-bandeira, Ayrla Casais de Jesus, em meio a um desfile de bandeiras da década de 60 e 70, pertencentes às Escolas de Samba da Bahia, como Ritmista do Samba, Diplomatas de Amaralina, Juventude do Garcia, Filhos do Tororó e Bafo da Onça.
Lira Imperial do Samba
Baiana de São Salvador, a Lira Imperial do Samba nasceu com o intuito de retomar a tradição e a cultura dos ensaios, festas e desfiles de rua das Escolas de Samba soteropolitanas. Presidida por Alaor Macedo, compositor tricampeão do concurso de sambas-enredos na Salgueiro entre 1988 e 1990, a Escola visa fortalecer a cultura do samba através de festejos, desfiles e projetos ligados da cena cultural baiana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário