29/11/2012

Sou Bamba e Rock’n’Roll


Foto: Alessandra Nohvais.

Primeiro disco de Sandra Simões revela a personalidade musical da artista, que transita entre ritmos diversos como compositora e intérprete.

Sem restrições. Assim Sandra mostra em seu primeiro álbum solo a diversidade que permeia a sua obra e as possibilidades criativas que se permite a fim de seguir diferentes linhas e múltiplas nuances, revelando sua personalidade a cada nova faixa. O resultado é que Sou Bamba e Rock´n Roll desnuda a artista, deixando como marca a sua atitude musical e talento.

Com repertório que se apropria de elementos musicais do samba, rock, maxixe, tango e outros gêneros, Sou Bamba e Rock´n Roll reflete a pluralidade da artista, que consegue transitar entre diferentes ritmos, com liberdade e longe de rótulos, sem perder a essência da sua personalidade musical. O álbum traz músicas autorais, algumas já apresentadas ao público ao longo de sua carreira, e releituras de artistas que influenciam seu trabalho.

“Já tenho uma trajetória como compositora que agora está sendo legitimada com esse CD”. Santo de Barro, Desdém, Nem te Conto e Bem Dito são canções autorais presentes, além de Comigo Ninguém Pode, escolhida em 2010 para representar a Bahia no projeto Conexão Brasil (ARPUB) e tocada nas rádios públicas de todo o Brasil, em nova roupagem, e Cara de Pau, em dueto com o ilustre convidado Caetano Veloso.

Com produção e direção musical de Jarbas Bittencourt, que também divide com Mauricio Azevedo a maior parte dos arranjos, o álbum destaca principalmente os instrumentos de corda e percussão. Para Jarbas, o CD reflete a forma como a artista consegue sintetizar em sua obra coisas bem distintas.

“Essa força agregadora foi o fio condutor no processo de pensar a instrumentação e escolha dos músicos que trabalharam. Ela conseguiu instigar, provocar, envolver cada um de nós”, pontuou. As experimentações são percebidas, sobretudo, nos arranjos. “A experimentação de texturas às vezes inusitadas foram surgindo do nosso sentimento estético em relação às canções, e não de um desejo difuso de inovar, o que nos conduziu a sonoridades não muito usais. Afora isso, cada músico que participou das faixas foi convidado a deixar sua marca e opinião musical, o que a meu ver enriqueceu muito este nosso processo criativo”, comenta o produtor.

“O nome do CD se refere a muito mais do que gêneros musicais. O importante são as atitudes subjacentes a eles”, declara a cantora. O bamba, que traduz a desenvoltura e a flexibilidade descolada; e o rock´n roll, como tradução de uma tribo de gente destemida e de personalidade forte, encontram um ponto de interseção no trabalho de Sandra Simões: a sua ousadia musical.

Gravado na Ilha dos Sapos, com produção executiva de Flávia Motta, o CD tem patrocínio do projeto Conexão Vivo, através da lei do FazCultura, apoio do BNB e será lançado em parceria e distribuição do selo baiano Garimpo Música. O álbum pode ser encontrado em lojas de todo o país, visite www.garimpomusica.com.br .

Músicas

Sou Bamba e Rock’n’Roll – a música carro-chefe e que também dá nome ao CD é de Jarbas Bittencourt e sintetiza as inquietações e vontades da cantora. “Sou Bamba foi composta após a primeira conversa com Sandra sobre o CD. E é na primeira pessoa uma minha homenagem a ela. Fui compondo os versos e as melodias como se eu fosse ela. Sandra é a musa da canção”, relata Jarbas. Comigo Ninguém Pode e Santo de Barro – Com letra e música de autoria de Sandra Simões, estes dois sambas foram compostos durante o Coletivo Circo da Samba (2008), uma roda de samba realizada no circo Picolino, em Salvador, onde a artista, reunida a outros sambistas, acabou criando um grande evento na cena cultural da cidade à época.

Cara de Pau- Nesta faixa, que tem letra e música de Sandra Simões, a cantora faz um dueto com Caetano Veloso. A música apresenta a soma de timbres como um ponto forte do arranjo. Pandeiro e bateria fundem-se numa espécie de terceiro instrumento e somam-se ao violão de aço e ao cavaquinho numa textura leve entre o samba e o rock.

Nem te Conto- Com letra e música de Sandra Simões, a canção é o que a artista denomina de “Maxixe percussivo eletrônico”, uma prova da sua diversidade musical.

Ah, Bom!- De caminhos sonoros não muito óbvios, esta canção de Deco Simões e arranjos de Peu Meurhay e Jarbas Bittencurt, traduz em sua essência a idéia de liberdade criativa do CD. Na percussão como espinha dorsal foram utilizadas panelas, sacos plásticos, pneus e outros elementos inusitados. Baixo e guitarra surgem também como instrumentos mais percussivos que melódicos nessa faixa.

Calibre, Caribe: Amor – A canção de Jorge Portugal e Roberto Mendes ganha uma releitura percussiva e vocal apoiada por um naipe de sopros. “Guarda algo de musica de rua das diásporas negras latino-americanas”, diz Jarbas comentando o arranjo e a interpretação de Sandra Simões.

Zera Reza – De Caetano Veloso, fez parte do primeiro repertorio do Cantando Veloso e confere a homenagem da artista a esse grande compositor, que pra ela é uma referencia. Gravada somente com percussão e piano.

Na corda bamba e com soluço – Samba-canção de Álvaro Lemos, que foi colega de faculdade e dividia o palco com Sandra Simões na banda Alvaro Lemos e os Romeus, onde ela era backing vocal. Da amizade, surgiu um grande desejo em Sandra de colocar uma música dele no CD. São coisas do amor – Música inédita de Nelson Rufino feita para a cantora. Para Sandra, um grande presente de um grande amigo.

Desdém – Bateria, baixo e naipe de sopro somam-se ao cavaquinho e violão de aço numa textura sonora de inspiração blues rock.

Outra Bahia – A música de Ray Gouveia (ex-Confraria da Bazófia) é também uma faixa em que predominam piano e percussão. Traz a participação especial de Armandinho na guitarra baiana.

Bem Dito – Um tango choro, dramático e bem humorado que aponta para uma Sandra Simões disposta a revelar uma certa teatralidade na composição e na interpretação que, nesse caso, tem raízes em seu trabalho como atriz.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Sandra Simões e Jarbas Bittencourt
Produção Musical: Jarbas Bittencourt
Coordenação de produção: Flávia Motta
Produção: Arteiro produção
Engenheiro de Gravação: Zezinho Messias
Edição: Paulinho Rocha
Mixagem: Beto Neves ( Estúdio Base)
Masterização: Carlos Freitas
Assistente de gravação: Leninho
Projeto Gráfico: Objectiva
Fotos: Alessandra Nohvais
Maquiagem: Martinho Souza
Figurinos: Cantão
Gravado no estúdio Ilha dos Sapos, Salvador, entre Fevereiro e Agosto de 2011.
Mixado no Estúdio Base em agosto de 2011
*percussão de “Ah, Bom!”: gravada no Estúdio Oliveira
Assessoria de comunicação: Viva Comunicação Interativa
Parceria no lançamento e distribuição: Garimpo Música

SERVIÇO

Sou Bamba e Rock´n Roll (Sandra Simões )
Lançamento: Independente | Parceria: Garimpo Música
Preço sugerido: R$ 23,00

Lançamento do CD para imprensa e convidados
Dia: 03/12
Local: Casa de Tereza (Rio vermelho)
Horário: 20h

Show do lançamento do CD
Dia: 14/12
Local: Livraria Cultura (Salvador Shopping)
Horário: 19:30 – entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário