19/12/2012

Salvador é um dos polos regionais que abrigará ações para qualificar a educação infantil na Bahia

Parceria UFBA / MEC auxiliará 220 municípios do Estado. Um dos problemas é um déficit de matrículas superior a 1 milhão de vagas.

A capital baiana foi escolhida para ser um dos polos regionais do programa que levará educação de qualidade a Salvador e ao interior baiano. O projeto é fruto de uma parceria entre o MEC e a UFBA, por meio da Faculdade de Educação (FACED). O programa beneficiará, diretamente, 220 municípios do estado pertencentes ao Projeto ProInfância. Denominado como “Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da Bahia”, o programa integra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Ministério da Educação (MEC), e acontece até setembro de 2013.

O objetivo principal do Projeto de Cooperação Técnica UFBA / MEC é oferecer assessoria pedagógica aos municípios que executam o ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil, por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Essas visitas e encontros, que serão posteriormente agendados e divulgados, acontecerão em dez cidades pré-definidas como polos regionais. Tais polos receberão todos os demais municípios.

Dados do IBGE e MEC/INEP demonstram que a Educação Infantil na Bahia tem um déficit de matrículas que superam 1 milhão de vagas. Segundo a pesquisadora da UFBA e coordenadora do Projeto, Marlene Santos, o ProInfância se insere na política pública nacional de expansão do atendimento das crianças de 0 a 6 anos de idade em instituições de Educação Infantil. “São atualmente 289 obras em construção. Porém, como não basta apenas um espaço físico adequado e a garantia da matrícula na Educação Infantil, é necessária a construção de uma proposta pedagógica que valorize a criança como sujeito de direitos, um sujeito biopsicossocial, que produz história, cultura e que possibilite a ela o brincar, a construção da sua identidade e autonomia. É nessa perspectiva que o Projeto de Cooperação Técnica MEC-UFBA vai atuar junto aos municípios em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/BA) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA)”, explica a professora.

Polos regionais

Os encontros de formação e as visitas técnicas acontecerão nos dez polos regionais já pré-estabelecidos. A coordenadora Marlene Santos explica que a escolha dos polos seguiu critérios de logística e localização geográfica em relação aos municípios da região. Para janeiro de 2013, já está prevista a realização de reuniões com os responsáveis pelo ProInfância nos municípios (Secretário Municipal de Educação, técnicos, etc.). Em fevereiro começam as visitas técnicas e encontros de formação. “Solicitamos que os representantes das cidades da região, que pertencem ao ProInfância, fiquem atentos as informações e datas das reuniões que serão divulgadas por meio da imprensa e da prefeitura”, ressalta Marlene Santos, a coordenadora do projeto na Bahia.

Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou Facebook ProInfância Bahia.

Para repercutir o assunto sugerimos como fonte a pesquisadora da UFBA e coordenadora do projeto Marlene Oliveira dos Santos.

Mini-currículo: Marlene Santos é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Integrante do Comitê Baiano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Integrante do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário