24/02/2013

Diversidade de ritmos marcou o segundo dia do projeto Espicha Verão no Pelourinho



FOTOS: Genilson Coutinho.

Homenagens a Dona Canô, Festival Gospel, Arrocha, Forró e Samba-reggae atraíram centenas de baianos e turistas na noite de ontem (23) para o Centro Histórico Foto: Genilson Coutinho

Quem foi ontem (23/02) ao Pelourinho pôde sentir mais um pouquinho da energia do Carnaval. A segunda noite da programação do Espicha Verão lotou os largos e ruas do Centro Histórico, apresentando ritmos variados e contagiando baianos e turistas. O projeto encerra hoje (24) e é realizado pelo Governo da Bahia através da Bahiatursa, das Secretarias de Turismo e Cultura – SecultBa, que conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.



Com o objetivo de priorizar a diversidade cultural e artística, os realizadores do Espicha Verão inovaram com a realização de um Festival Gospel em sua grade de atrações. Os cantores Ivan Dias, Débora Brasil, Ícaro Dias e Julinho Cavalcanti se apresentaram no Largo do Pelourinho. “Esta nossa participação aqui hoje é um marco para a música gospel na Bahia. Agradeço ao Pelourinho por nos acolher e estou muito feliz em fazer parte deste projeto tão grandioso e importante” explica o cantor Ivan Dias.



Em outro espaço do Centro Histórico, a noite foi de homenagem a uma das mais importantes personalidades do nosso Estado, a matriarca da família Velloso, Dona Canô, falecida em dezembro do ano passado. O Terreiro de Jesus se transformou no Terreiro de Dona Canô. Organizado por seu neto, o cantor Jota Veloso e apresentado pelo ator e diretor Jackson Costa, o espetáculo contou com a participação de artistas de Santo Amaro e convidados como o cantor e compositor Jorge Vercillo, a cantora Carla Visi e o instrumentista Armandinho Macêdo. “Para mim é uma honra estar aqui no Pelourinho para saudar Dona Canô e toda a família Velloso. Lembro que no ano passado estávamos tristes pelo cancelamento de um show em Santo Amaro e ela virou pra mim e disse ‘ser feliz é para quem tem coragem’. Estas palavras me marcaram e quando voltei para o hotel compus a música ‘Coragem”, disse Jorge Vercillo.



A programação se estendeu pelos Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo, Terreiro de Jesus, Quincas Berro d’Água e Praça das Artes, além das apresentações itinerantes e de exposições no Largo do Cruzeiro do São Francisco. Artistas como Paulinho Boca, Gereba, Waltinho Queiroz, o pianista Arthur Moreira Lima, as cantoras Silvinha Torres e Sylvia Patrícia, os grupos Cabeça de Nós Todos e Mensageiros do vento, a Orquestra R Xangô e o Festival Samba-reggae promovido pelo cantor e compositor Tonho Matéria fizeram a festa de todo o público que foi ao Pelourinho.

Mais Espicha Verão

Hoje (24), último dia do Espicha Verão a programação começa a partir das 15h:

Terreiro de Jesus – A partir das 16h30

Luiz Natureza (MPB)

Agnaldo Timóteo (Atração nacional)

Sine Calmon (reggae)

Largo do Pelourinho - A partir das 18h30

Dão e Caravana Black (Black Music)

O Círculo (pop rock)

Largo Pedro Archanjo – a partir das 17h

Chorinho com Cacau do Pandeiro

Orquestra Benutti (gafieira)

Largo Tereza Batista – A partir 15h

Atração infantil – Alvorocinho

Gozo de Lebre (rock)

Vivendo do Ócio (rock)

Festival de rock, com Eládio e as Panteras e participação: Thathi, Silvio Passos, Mariano Lanat e Pietro Leal.

Largo Quincas Berro D’Água – a partir das 15h

Atração infantil – Fábulas Fabulosas

Carla Lis (samba)

Grupo Trivial (samba)

Festival Jovem Guarda – Rota de Fuga

Identidade Baiana (Itinerantes) – a partir das 17h

Rodas de Capoeira/ Associação Mestre Bimba

Swing do Pelô

Reisado/ São Francisco do Conde

Filarmônica 25 de Dezembro/ Irará

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia. As políticas do CCPI se orientam de acordo pelo alinhamento do Governo do Estado com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura de promoção de políticas públicas voltadas para as culturas populares e Identitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário