29/04/2013

Concertos para além da música

Grupo une poesia, música e teatro em apresentação artística.

Traduzir o sentido da poesia, vivenciando seu ritmo e sua emoção, para criar sonoridades e imagens através da música instrumental e da interpretação cênica. É com esta proposta que o Grupo Concertos Artes Integradas vem sensibilizando público de todas as faixas etárias e classes sociais. No palco, música, teatro e poesia compõem a cena na qual os protagonistas são as três linguagens integradas, cujas temáticas irão nortear os rumos e os tons do trabalho artístico. “A atriz e os músicos são os poetas na cena, logo a música e a interpretação são tão protagonistas quanto a poesia”, define a atriz Cristina Leifer, que ao lado de Alexandre Bloisi no violão e Marcel Morón na percussão, prepara os recitais para o programa cultural Café Concerto para Poesia, com temporada que se inicia em maio e se estende até julho, no Museu Carlos Costa Pinto.

O grupo Concertos Artes Integradas se apresentará durante os meses de maio, junho e julho, quinzenalmente, sempre acompanhado de um convidado que possa contribuir com a temática abordada durante os espetáculos. Em todas as apresentações haverá um sorteio de um Kit-poesia, o qual contém um Livro de Poesias (Solisluna Editora), um CD Audiobook-Poesia, um Oceano e uma Surpresa.

A abertura do projeto Café Concerto para Poesia, no dia 10 de maio, fica a cargo da interpretação do poema “Navio Negreiro” do baiano Castro Alves, que narra a travessia dos negros da África ao Brasil. Na ocasião, o convidado será o Grupo La Matutina Tambores, que possui um trabalho com música afro-uruguaia - Candombe. A apresentação se repete no dia 24/05.

Para junho, o Grupo traz o universo do nordeste nas linhas do pernambucano João Cabral de Melo Neto e sua obra “A Educação pela Pedra e outros poemas”, o convidado Jotacê Freitas, cordelista, dá o tom especial à apresentação, que acontece nos dias 7 e 21 de junho. Em julho O Tempo é o tema do recital e o Grupo dará voz aos poemas dos autores Ildásio Tavares, baiano e o francês Paul Claudel, nas poesias “O Meu Tempo” e “O Tempo Fugiu”, respectivamente. Gil Vicente Tavares, poeta, compositor, dramaturgo e diretor teatral, é o convidado da edição, que acontece nos dias 5 e 19.

Psicóloga, amante da palavra e da subjetividade, Cristina Leifer divide com os músicos Alexandre Bloisi e Marcel Morón a condução do projeto criado no ano de 2011, com objetivo de difundir a poesia, aliando a ela outras manifestações da arte, para sensibilizar um público cada vez maior, com a missão de promover o desenvolvimento humano, a sensibilidade, a contemplação e a escuta poéticas, criando e disseminando obras artísticas, unindo a música, a poesia e o teatro.

Um dos desafios do Grupo é tirar o estigma de que poesia é algo enfadonho, restrito a uma classe intelectual. O projeto pretende tornar a apreciação da poesia algo plural: “queremos que as pessoas deixem de lado o preconceito com a poesia e nossa proposta é potencializar a emoção dos textos e das palavras através da música. A nossa apresentação é sinestésica, ela permite que a interação e aproximação com o público aconteçam através dos sentidos, isso acontece quando unimos as três linguagens”. Considera Alexandre Bloisi, músico e diretor musical do projeto.

O Grupo já agrega ao currículo apresentações com o formato intitulado “Concertos para Poesia”, que compreende espetáculo Cênico-musical, Recital e Audiovisual, contemplados por editais do governo Estadual e Federal, tendo se apresentado em outras cidades da Bahia e em Escolas públicas de Salvador. Destaque também para recitais apresentados no Palacete das Artes, dentro do projeto promovido pelo Museu Rodin “Diálogos entre arte e música”, no abrigo D. Pedro II, em comemoração ao aniversário de 50 anos da instituição e no Espaço Cultural Alagados, no âmbito do projeto “Ação Poética em Alagados”, promovido pela FUNCEB.

As apresentações do projeto Café Concerto para Poesia, no museu Carlos Costa Pinto, acontecem sempre às sextas-feiras a partir das 17h, com recitais que duram cerca de 50 min, precedidos das participações dos convidados especiais. A classificação é livre e os ingressos serão vendidos ao preço único de R$10.

SERVIÇO

O QUE: CAFÉ-CONCERTO PARA POESIA

ONDE: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto – Av. Sete de Setembro, 2490 – Corredor da Vitória

DIAS: 10 e 24 de maio/ 07 e 21 de junho/ 05 e 19 de julho de 2013

HORA: 17h

R$ 10 (preço único)

Ficha técnica:

Diretora Artistica e atriz: Cristina Leifer
Diretor Musical e violão: Alexandre Bloisi
Percussão: Marcel Morón

Nenhum comentário:

Postar um comentário